O Que O Cloro

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015
O que é o Cloro?
O cloro é um elemento químico. Está contido no grupo dos halogêneos e é o segundo halogênio mais leve, após o flúor. Sob condições normais é um gás de coloração amarelo esverdeada,onde forma as moléculas diatômicas. Tem a maior afinidade eletrônica, e a terceira maior eletronegatividade de todos os elementos reativos. E por esta razão, o cloro é um forte agente oxidante. Ocloro livre é raro na Terra, e, geralmente, é um resultado da oxidação direta ou indireta, por oxigênio.

Uso de Cloro na Água:
O uso de cloro na desinfecção da água foi iniciado com a aplicação dohipoclorito de sódio (NaOCl), obtido pela decomposição eletrolítica do sal. Inicialmente, o cloro era empregado na desinfecção de águas somente em casos de epidemias. A partir de 1902, a cloração foiadotada de maneira contínua na Bélgica. Em 1909, passou a ser utilizado o cloro guardado em cilindros revestidos com chumbo. De acordo com Rossin (1987), os processos de cloração evoluíram com o tempo,podendo esta evolução ser caracterizada em diferentes décadas:
1908 a 1918 – início da cloração das águas; aplicação de uma pequena quantidade de cloro
1918 a 1928 – acentuada expansão no uso de cloroliquido
1928 a 1938 – uso de cloraminas, adição conjunta de amônia e cloro, de modo a se obter um teor residual de cloraminas. Ainda não eram empregados testes específicos para se determinar os residuaisde cloro
• 1948 a 1958 – refinamento da cloração; determinação das formas de cloro combinado e livre; e cloração baseada em controles bacteriológicos.
O uso de cloro no tratamento da água pode tercomo objetivos a desinfecção (destruição dos microrganismos patogênicos), a oxidação (alteração das características da água pela oxidação dos compostos nela existentes) ou ambas as ações ao mesmo tempo.A desinfecção é o objetivo principal e mais comum da cloração, o que acarreta, muitas vezes, o uso das palavras “desinfecção” e “cloração” como sinônimos (Bazzoli, 1993). O cloro e seus compostos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cloro
  • Cloro
  • Cloro
  • cloro
  • cloro
  • Cloro
  • cloro
  • cloro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!