cloro

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 23 de abril de 2015
Cloro é um dos elementos do grupo dos halogênios  (do grego: formador de sais), é um gás amarelo esverdeado, sendo duas vezes e meia mais pesado que o ar, com odor característico acre e irritante, évenenoso e corrosivo podendo causar a morte se inalado por período prolongado - motivo esse que levou a utilização deste como arma química durante a 2ª guerra mundial.

No século XVIII o químicosueco Carl Wilhelm Scheele, descobriu o cloro por meio do tratamento do dióxido de manganês com ácido clorídrico, quando ao observar que desprendeu-se um gás durante reação , mas foi no ano de 1910 quandoo químico britânico Davy, provou que este se tratava de um elemento químico, quando de sua pesquisa da composição de uma amostra de ácido clorídrico oriunda dos líquidos estomacais.

A altareatividade do cloro não permite que ele seja encontrado na natureza em estado elementar, porém é encontrado na forma de cloretos (o mais comum é o NaCl), cloratos, percloratos, cloritos e hipocloritos além deestar ligado covalentemente a outros não metais.

A água sanitária, o “cloro” de piscina e o C “cloro”(Hipoclorito de Sódio), são apenas compostos, os quais apresentam em sua composição o elementocloro.

O cloro é empregado para potabilizar a água de consumo dissolvendo-o nela. Também é usado como oxidante, branqueador e desinfetante. 

O cloro é aplicado principalmente no tratamento de água, nobranqueamento durante a produção de papel e na preparação de diversos compostos clorados, como por exemplo, o hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio.

Umas aplicação que vem ampliandosobremaneira os níveis de qualidade de vida das populações que usufruem deste processo, é a aplicação de cloro em estações de tratamento de esgoto.

O cloro provoca irritação no sistema respiratório,especialmente em crianças. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado líquido queima a pele. Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 ppm, sendo mortal a partir de 1.000 ppm.

Uma exposição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cloro
  • Cloro
  • Cloro
  • cloro
  • Cloro
  • cloro
  • cloro
  • Cloro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!