RELAT RIO DE QU MICA

Páginas: 5 (1190 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS............................................................................................................. 5

3 METODOLOGIA ..................................................................................................... 6

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES............................................................................ 7

5 CONCLUSÃO E SUGESTÕES ............................................................................... 9

6 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ..................................................................... 10

ANEXOS 11


1 INTRODUÇÃO
No mundo atual a água é um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio devida de várias espécies vegetais e animais, e até como elemento representativo de valores sociais e culturais, portanto é de extrema importância o monitoramento da água em relação a sua qualidade. Esse monitoramento consiste na “medição ou verificação de parâmetros de qualidade e quantidade de água, que pode ser contínua ou periódica, utilizada para acompanhamento da condição e controle daqualidade do corpo de água”. (CONAMA, 2005, p. 3).
A legislação CONAMA 357, 2005 dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento efluentes e da outra providencias.
A qualidade da água pode ser avaliada com base em um conjunto de variáveis como, por exemplo: clorofila, cor verdadeira, corantesprovenientes de fontes antrópicas (provenientes de ocupação, exploração de recursos naturais e atividades humanas), densidade de cianobactérias, efeito tóxico a organismos, materiais flutuantes, incluindo-se espumas não naturais, odor, óleos e graxas, potencial hidrogeniônico (pH), resíduos sólidos objetáveis, substâncias sedimentáveis e turbidez. (CONAMA, 2005).
De Acordo com o CONAMA o pH ideal éentre a faixa de 6,0 a 9,0. (Artigo 14)
Tratando agora da água de acordo com a Portaria 2914 de 2011 (do Ministério da Saúde), que versa sobre água para consumo humano, define:
- “Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem;
- Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidadeestabelecido na Portaria 2914 e que não ofereça riscos à saúde;
- Padrão de potabilidade: conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade da água para consumo humano, conforme definido na Portaria 2914.”

De acordo com a mesma, que corresponde a qualidade da água para consumo humano, o pH ideal está entre 6,0 a 9,5 (Artigo 39).
Os parâmetros Organolépticos são as características que podemser percebidas pelos sentidos humanos como: a cor, o cheiro e o sabor.
Todas estas questões serão abordadas ao longo deste relatório tendo como objetivo esclarecer todos os procedimentos realizados em laboratório para a analise da água do IFES - Campus Linhares.


2 objetivos
O objetivo principal dessa atividade é verificar os parâmetros organolépticos e o nível do pH da água fornecida para consumodo IFES Campus Linhares e da água disponibilizada pelo SAAE Colina, que se encaixa na Portaria 2914 do Ministério da Saude. Também será verificada água coletada no Rio Doce que se encaixa na Resolução CONAMA 357.

3 metodologia
Para idealização deste trabalho escolhemos alguns lugares específicos da escola para fazer a coleta das amostras de água, sendo estes: bebedouro da sala dos professores;bebedouro em frente ao CAE, bebedouro do prédio dos laboratórios; casa do Faiçal do qual a água é fornecida pelo SAAE-LINHARES (Serviço autônomo de água e esgoto) e do Rio Doce.
No próprio local de coleta, analisamos padrões organolépticos, registrando o que foi observado, e demos prosseguimento as pesquisas no laboratório.
Foi utilizado o pHmetro, equipamento indicado para análises em campo ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio De Qu Mica
  • RELAT RIO QU MICA
  • Relat Rio Qu Mica
  • Relat Rio De Qu Mica
  • Relat rio de Qu mica
  • Relat Rio De Qu Mica
  • Relat Rio De Qu Mica
  • Relat Rio De Qu Mica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!