O que é MST?

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
Curso de Direito





Curso de Ciência Política
Formação e Estrutura de Funcionamento do MST




Uberaba
2012

Introdução

A luta pela terra e por Reforma Agrária no Brasil, ao longo de cinco séculos, tem sido marcada por muita luta e resistência, que se intensificou nos últimos anos. Há, de um lado, milhares de famílias Sem Terra que almejam conquistar um pedaço de chão para asua sobrevivência. De outro, existe o latifúndio, defendendo sua posse a todo custo e impedindo o cumprimento da Constituição de 1988.
Com isso, o campo brasileiro se tornou palco de conflitos quase que cotidianos. Essa situação acontece somente por conta do modelo que controla a agricultura, baseado na grande propriedade, com utilização de pouca força de trabalho, com a mecanização intensavoltada à produção de monoculturas de alguns produtos para a exportação.
O resultado disso é uma imensa concentração de terras e de renda, excluindo os camponeses de suas terras e provocando o aumento da pobreza no campo. Além disso, cria o êxodo rural, tornando ainda mais complicada a vida nos territórios urbanos - des-providos de infraestrutura para receber essas populações.

DesenvolvimentoOrigem do Movimento

Nascido em Cascavel (PR), há 26 anos, o MST (Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terras), vêm reivindicando uma nova reforma agrária em todo o país.
O MST surgiu com centenas de trabalhadores rurais que decidiram formar um movimento social camponês, autônomo, que lutasse pela terra, pela Reforma Agrária e pelas mudanças sociais no nosso país. Todos os integrantes dessemovimento eram pes-soas desprovidas do seu direito de produzir alimento que foram expulsas de suas terras por um Projeto arquitetado pela Ditadura Militar, que nesse período, defendia os direitos e a liberdade de toda a sociedade. Esse projeto era anunciado como a “modernização” do campo quando, na verdade, estimulava o uso de agrotóxicos e a mecanização de todas as lavouras.
Mas a formação do MST,talvez, não teria acontecido nessa época. A semente para o surgimento do MST talvez já estava lançada quando os primeiros indígenas le-vantaram-se contra a mercantilização e apropriação pelos invasores portugueses do que era comum e coletivo: a terra, bem da natureza. Como imaginar o Movimento Sem Terra hoje, sem o exemplo de Sepé Tiarajú e da comunidade Guarani em defesa de sua terra sem Males.Ou da resistência coletiva dos quilombos ou de Canudos? Da indignação organizada de Contestado? Como imaginar o movimento sem o aprendizado e a experi-ência das Ligas Camponesas ou do Movimento de Agricultores Sem Terra - Master.
O Movimento Sem Terra está organizado em 24 estados nas cinco regiões do pa-ís. No total, são cerca de 350 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e daorganização dos trabalhadores rurais.


Funcionamento do MST

Mesmo depois de assentadas, estas famílias permanecem organizadas no MST, pois a conquista da terra é apenas o primeiro passo para a realização da Reforma Agrária. Os latifúndios desapropriados para assentamentos normalmente possuem poucas benfeito-rias e infraestrutura, como saneamento, energia elétrica, acesso à cultura e lazer.Por isso, as famílias assentadas seguem organizadas e realizam novas lutas para conquistarem estes direitos básicos.
Com esta dimensão nacional, as famílias assentadas e acampadas organizam-se numa estrutura participativa e democrática para tomar as decisões no MST. Nos assen-tamentos e acampamentos, as famílias organizam-se em núcleos que discutem a produ-ção, a escola, as necessidades de cadaárea. Destes núcleos, saem os coordenadores e coordenadoras do assentamento ou do acampamento. A mesma estrutura se repete em nível regional, estadual e nacional. Um aspecto importante é que as instâncias de decisão são orientadas para garantir a participação das mulheres, sempre com acampamentos e assentamentos, todos têm direito a voto: adultos, jovens, homens e dois coordenadores, um homem e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MST
  • MST
  • MST
  • MST
  • O QUE É O MST
  • MST
  • Trabalho MST
  • Sociologia MST

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!