MST

Páginas: 4 (767 palavras) Publicado: 21 de junho de 2015
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS - EXERCÍCIO
Professora: Lilian Furquim de C. Andrade.
Integrantes:
Marco Antonio Alves Braun
Murilo Castro
Turma C
Movimentos Sociais: Movimento dos TrabalhadoresRurais Sem Terra

“Movimentos sociais são esforços coletivos, de longa duração e em geral burocraticamente organizados, afim de mudar (ou resistir à mudança) total ou parcial da ordem social. Isso só éalcançado por meio de petições, greves, passeatas e pelo estabelecimento de lobbies, associações e partidos políticos. ” (Bússola, cap. 15)
Este texto tratará de algumas informações acerca de um dosprincipais movimentos sociais brasileiro: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De maneira geral o movimento teve origem na década de 1980, procura a reforma agrária e é organizado em 24estados representando as cinco regiões do país.
O MST surgiu oficialmente em 1985, com seu 1º Encontro Nacional envolvendo trabalhadores rurais que lutavam pela democratização da terra, com trêsobjetivos principais: lutar pela terra, lutar pela reforma agrária e lutar por mudanças sociais no país. Seu surgimento se deu principalmente pelo aspecto socioeconômico das transformações que aagricultura estava sofrendo. Vale destacar que antes de sua existência já haviam ações coletivas relacionadas à terra, como os indígenas se levantando contra a mercantilização e apropriação de terra pelosinvasores portugueses por exemplo.
Sendo um dos três objetivos mencionados do MST, a luta pela terra se dá como uma luta concreta para que as massas se mobilizem. Constitui o primeiro passo e o primeiroobjetivo. A luta pela reforma agrária, o 2º objetivo, se dá pela enorme distribuição de terras a camponeses garantindo seu acesso a todos que nela quiserem produzir e usufruir, democratizando-a. Como3º objetivo do movimento, tem-se a luta por transformações sociais. Esta luta trata das transformações na estrutura da sociedade brasileira e um projeto de desenvolvimento nacional com justiça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MST
  • MST
  • O que é MST?
  • MST
  • O QUE É O MST
  • MST
  • Trabalho MST
  • Sociologia MST

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!