O que é DNS

Páginas: 11 (2541 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2013
O que é DNS?
Um dos mais importantes serviços existentes na Internet, o DNS (Domain Name Service) ou Serviço de Nome de Domínio ou ainda, Servidor de Nome de Domínio.
Antes de aprendermos a montar um servidor DNS, é interessante relembrarmos como funcionam algumas coisas na Internet. 
Quando usamos o browser para navegar e aí consultamos sites diversos, vemo-nos sempre clicando na barra deendereços do mesmo e digitando algo como www.algumsite.com.br. A pergunta é: como após alguns segundos este site é exibido em nossa máquina, onde ele está fisicamente? Como ele sabe que alguém fez uma solicitação pra que ele fosse exibido, porque digitamos WWW? 
Podemos observar uma coisa em comum em todos os sites pelos quais navegamos. Todos eles são chamados pelo nome, ou seja, aprendemos commuito mais facilidade o nome www.algumsite.com.br do que os números de IP (Protocolo de Internet) do servidor onde o site esta hospedado. 
Ao digitarmos esse endereço no browser, o mesmo se encarrega de iniciar um trabalho para que esse nome possa ser traduzido (resolvido) em um numero IP. Os responsáveis por essa tradução são os servidores DNS. Sempre, lembre-se disso, ao digitarmos um nome desite qualquer em nosso browser, haverá sempre um DNS que vai descobrir pra nós onde está o site que queremos, ou melhor, qual o IP da máquina onde esse site está hospedado. 
Mas o DNS não atua apenas quando digitamos algo do tipo WWW. Há outros serviços em que o trabalho de um DNS é fundamental. O envio de mensagens eletrônicas (e-mail) e a transferência de arquivos na Internet (FTP), são outrosexemplos que podemos citar. 
Para que o trabalho do DNS seja realmente válido, existe outro elemento nessa história toda, são os domínios. Podemos citar o domínio zapgrafica.com.br como exemplo. Esse domínio (veja que o www não aparece, pois www não faz parte dos nomes de domínio) foi registrado por alguém em um órgão nacional que cuida do registro de domínios no Brasil. Estamos falandoda Fapesp (registro.br). 
Para que um domínio seja válido, é necessário que o mesmo tenha sido registrado na Fapesp (isso no caso do Brasil). Após o registro, podemos usar o domínio para diversas finalidades, inclusive montar servidores DNS. Imagine um servidor DNS com o nome de dns1. zapgrafica.com.br. Observe que apenas acrescentamos o DNS1 ao nome do domínio. A mesma coisa pode acontecer com uma conta dee-mail, como por exemplo: fulanodetal@ zapgrafica.com.br. Note a presença do domínio nas duas situações. Em ambas as situações nós não temos a presença explícita de número de IP, apenas o nome do domínio. Como vimos anteriormente, quem se encarrega de traduzir domínios em número de IP são os servidores DNS.
4.2 Instalando o DNS no Windows Server 2008
Passo 1:
Abra o Server ManagerStart\Administrative Tools\Server Manager

Passo 2:
Em Roles Summary clique em Add Roles e na janela que se abre clique OK.

Passo 3:
Na lista de Server Roles, selecione DNS Server e clique Next. 

Passo 4:
Na janela seguinte, temos uma introdução do que é o DNS e informações adicionais, Clique Next.

Passo 5:
Nesta janela é a confirmação da instalação do serviço e mensagens sobre a possívelnecessidade de reiniciar o computador, Clique Next

Passo 6:
Ao termino da Instalação é mostrado o resultado informando que a instalação foi bem sucedida. Clique em Close. 



4.2.1 Diretivas de grupo AD
Console de Gerenciando de Diretiva de Grupo (GPMC)
Está ferramenta ajuda administradores a trabalhar com diretiva de grupo de uma forma, simplificada e unificada. A final com a diretiva de grupovocê pode definir que a família Windows 2008 aplique continuamente as configurações de diretiva de grupo que você definiu.
O console de Gerenciamento de Diretiva de Grupo (Group Policy Management) é um conjunto de interfaces programáveis para gerenciamento de diretiva de grupo, assim com um snap-in do MMC criado nas interfaces programáveis. Juntos, os componentes do Group Policy Management...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DNS
  • O que é dns
  • DNS
  • DNS o que é?
  • O que é DNS
  • DNS
  • Medicamentos dm
  • Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!