DNS

Páginas: 11 (2614 palavras) Publicado: 6 de maio de 2015

FACULDADE SUMARÉ
GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO





ALUNO: DARLAN ALVES DE MEDEIROS RA: 1518700
PROFESSOR: NÉLIO CARDOSO DOS SANTOS




DNS “DOMAIN NAME SYSTEM”












SÃO PAULO
2015
FACULDADE SUMARÉ
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO






DNS “DOMAIN NAME SYSTEM”






Trabalho para a disciplina “ Redes de computadores ”, que consiste no funcionamento de serviços de DNS.SÃO PAULO
2015
FACULDADE SUMARÉ
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO










DNS “DOMAIN NAME SYSTEM”





Darlan Alves De Medeiros - RA: 1518700













SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO

1 Introdução 4
2 Nomes De Domínio 5
2.1 Servidores De Dns (Domain Name System) 5
2.2 Cache De Dns 6
2.3 Dnssec 7
3 Serviços Gratuitos De Dns 8
3.2 Opendns 9
3.3 Google Public Dns 10
3.4 O Google Public Dns TambémTem Endereços Em Ipv6: 10
3.5 Registro De Domínios 10
3.6 Tipos De Registros De Dns 11
4 Conclusão 13
5 Bibliografia 14

1 INTRODUÇÃO

O Sistema de DNS, (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios, ele é essencial na internet pois é o responsável por nos guiar até o servidor onde está instalado as páginas dos sites correspondestes.
Aodigitarmos um endereço de página de internet no navegador, ele localiza o ip que corresponde ao servidor do site e nos exibe as informações daquele servidor, o index.html daquele DNS.
2 Nomes de domínio

Todo site ou serviço na internet precisa de um endereço IP (seja ela IPv4 ou IPv6). Com este recurso, é possível localizar o servidor (ou o conjunto de servidores) que hospeda o site e, assim,acessar as suas páginas.

2.1 Servidores de DNS (Domain Name System)

Os serviços de DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) da internet são, em poucas palavras, grandes bancos de dados espalhados em servidores localizados em várias partes mundo. Quando você digita um endereço em seu navegador, como www.facebook.com, seu computador solicita aos servidores de DNS de seu provedor deinternet (ou outros que você tenha especificado) que encontre o endereço IP associado ao referido domínio. Caso estes servidores não tenham esta informação, eles se comunicam com outros que possam ter.
Ajuda neste trabalho o fato de os domínios serem organizados hierarquicamente. Primeiramente temos o servidor raiz (root server), que pode ser entendido como o principal serviço de DNS e é representadopor um ponto no final do endereço, como mostra o seguinte exemplo:
www.nomedoservidordns.com.
Repare que se você digitar o endereço exatamente como está acima - com ponto no final - em seu navegador, o programa encontrará o site normalmente. No entanto, não é necessário incluir este ponto, já que os servidores envolvidos já sabem de sua existência.
A internet conta com treze servidores raiz,sendo que dez se localizam nos Estados Unidos, dois na Europa (Estocolmo e Amsterdam) e um na Ásia (Tóquio). Quando uma falha, os demais conseguem manter o funcionamento da rede sem maiores complicações.
A hierarquia é seguida com domínios que conhecemos bastante, como .com, .net, .org, .info, .edu, .br, .me e várias outros. Estas são chamadas de GTLDs (Generic Top Level Domains - algo como DomíniosGenéricos de Primeiro Nível).
Há também terminações orientadas a países, chamadas de ccTLDs (Country Code Top Level Domains - algo como Código de País para Domínios de Primeiro Nível). Por exemplo: .br para o Brasil, .ar para a Argentina, .fr para a França e assim por diante. Há combinações também, como .com.br e .blog.br.

Depois, aparecem os nomes que empresas e pessoas podem registrar com estesdomínios, como a palavra minhaempresa em minhaempresa.com ou google em google.com.br.

Com a hierarquia, descobrir qual IP e, consequentemente, qual servidor está associado a um domínio - processo chamado de resolução de nome - fica mais fácil, já que este modo de funcionamento permite um esquema de trabalho distribuído, onde cada nível da hierarquia conta com serviços específicos de DNS.
Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é dns
  • O que é DNS
  • DNS
  • DNS o que é?
  • O que é DNS
  • DNS
  • Medicamentos dm
  • Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!