O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NUMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA

Páginas: 25 (6077 palavras) Publicado: 22 de julho de 2013
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NUMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA
Aline da Silva
alineesilva15@hotmail.com

RESUMO: O presente estudo aborda brevemente sobre a alfabetização nas escolas brasileiras observando-a do ponto de vista das tendências pedagógicas e considerando de forma genérica os métodos e processos de ensino-aprendizagem numa proposta construtivista. Para isto,toma como referência teórica básica os estudos realizados por Piaget (2009), Ferreiro e Teberosk (1985), entre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi efetivamente bibliográfica. Os procedimentos adotados foram análise de livros, artigos, materiais que relatam sobre como ocorre a apropriação da leitura e escrita a partir de uma perspectiva construtivista.

PALAVRAS-CHAVE: alfabetização,tendências pedagógicas de alfabetização, ensino-aprendizagem, construtivismo.

Abstract

The present study deals briefly about literacy in Brazilian schools looking at it from the point of view of educational trends and considering generally the methods and processes of teaching-learning in constructivist proposal. For this, take as a reference the basic theoretical studies by Piaget (2009),Ferreiro and Teberosk (1985), among others. The methodology used in the research literature was effectively. The procedures adopted were analysis of books, articles, materials, reporting on how the appropriation of reading and writing from a constructivist perspective.

Key words: Literacy, educational trends, pamphlets, teaching- learning, constructivism.

1 INTRODUÇÃO


Esse trabalhovisa analisar como ocorre o ensino-aprendizagem, da leitura e da escrita abordando o tema alfabetização de uma maneira geral, visto que, a alfabetização é um tema abrangente e bastante discutido, principalmente pelos profissionais da educação, recebendo assim, atenção especial, pois a alfabetização não é apenas um aprendizado da leitura e da escrita e sim todo o contexto sócio-cultural, históricoe econômico, em que o sujeito está inserido. Muitas são as visões sobre o tema, seja ela de crianças ou de jovens e adultos. Muitos pesquisadores que estudam a necessidade de entender a alfabetização.
Antes de ser inserida no processo escolar a criança já possui experiências sobre a escrita e a leitura, como por exemplo, de pegar em um lápis, que a escrita começa da esquerda para a direita,“finge” que lê ao ver as imagens, entre outras situações. Todas estas situações estimulam a curiosidade e a vontade de aprender.
A aquisição da leitura revela na criança um mundo fantasioso e único. Tal processo evidencia a capacidade de saber ler o mundo, estimulando a autonomia pelo simples fato de prática habitual da leitura.
A aquisição da escrita se completa passo a passo, por meio de váriasetapas até a alfabetização. Esta apropriação da língua escrita ocorre em virtude de sua imersão no mundo letrado.
Uma grande pesquisadora que discute os processos da língua escrita é a psicóloga e a psicolínguista Argentina Emilia Ferreiro que sustenta suas pesquisas em mecanismos cognitivos relacionados à leitura e a escrita comprovando o importante papel da criança na construção doconhecimento. Diferente do que ouvimos dizer, Ferreiro (1985) não desenvolveu um método, mas observou como se realiza a construção da linguagem escrita, percebendo que a criança reinventa a escrita.
Há outros autores que também concentram seus estudos na realidade educacional da alfabetização, exemplo Ana Teberosky (1985) que desenvolveu estudos na área da linguagem como Emilia Ferreiro (1985), Cagliari(1998), que explora a alfabetização através da fonética e Magda Soares (2010) defensora da alfabetização letrada. Estes são alguns pesquisadores que contribuem para o entendimento da alfabetização.
Nesse contexto se faz pertinente a colocação dos estágios de desenvolvimento da língua escrita exposta no livro Psicogênese da Língua Escrita de Ana Teberosky e Emilia Ferreiro (1998), destacando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A leitura e a escrita no processo de ensino aprendizagem
  • LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
  • O uso das mídias no processo ensino aprendizagem: leitura e escrita
  • Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita
  • O processo de aprendizagem da leitura e da escrita
  • O processo da leitura e da escrita numa perspectiva construtivista .
  • PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: a leitura e escrita do português para pessoas surdas
  • A importancia da leitura no processo de ensino aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!