O Processo De Fabrica O De Mem Ria

Páginas: 12 (2938 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PSICOLOGIA







LAÍS REIS DE SOUZA
MARCELIO MUNIZ DOS SANTOS
GLAUCIA AGDA FREITAS BORGES






PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MEMÓRIA













RIO DE JANEIRO
ABRIL/2015
O Processo de Fabricação de Memória
1. Introdução
Entrada Sensorial e o Depósito Sensorial:

A existência desta primeira fase de memória foi descoberta por George Sperling. O depósitosensorial consiste em memória de muito curto prazo. A aquisição de informação acontece nesta primeira fase. Informação que entra neste depósito entra na forma de entradas sensoriais de todos  órgãos dos sentidos. Este depósito pode segurar grandes quantias  de informação; virtualmente toda informação que entra nas sensações. Tecnicamente, existe um depósito sensorial diferente para  cadasensação, mas a maioria dos diagramas do processamento de memória simplificam estes depósitos sensoriais separados para um depósito sensorial genérico que representa todas as sensações. Informação armazenada aqui é informação crua, sensorial, e não tendo sido analisada para algum significado. Informação de depósito sensoriais decai rapidamente em questão de alguns segundos. Então, uma decisão deve sertomada depressa sobre que informação será transferida para o próximo depósito de memória para ser analisada e de que informação será esquecida.
2. A Transferência de Informação do Depósito Sensorial:
A informação que será transferida fora de depósito sensorial e não perdida é aquela informação que nós decidimos assistir. A informação que nós prestamos atenção para se passar para o segundo nível dearmazenamento de memória consiste em informação que realizará as tarefas ou metas que nós buscamos realizar naquele momento.  O melhor exemplo de como este processo de escolher e prestar atenção à informação particular acontece é o Fenômeno de coquetel. Nós todos já passamos por situações onde numerosas conversações estão acontecendo e nossas mentes estão sendo bombardeadas com informação. Estassituações mostram como nós escolhemos a informação que nós desejamos assistir. Uma vez que nós decidimos qual informação para assistir, nós usamos um processo chamado Reconhecimento de Padrão para transferir informação do armazenamento sensorial para a memória de curto prazo, ou primária. O processo de reconhecimento de padrão envolve associação de significando a um padrão sensorial. Esta informação étestada na presença ou ausência das funções sensoriais elementares. Em outras palavras, nós reconhecemos um padrão de dados sensoriais crus como algo significante. Este processo é extremamente complexo e ainda não completamente compreendido. 

3. Depósito de Memória primária, ou em curto prazo:
O depósito de memória em curto prazo, também definida como depósito de memória primária, por WilliamJames, consiste em informação do depósito sensorial. Este depósito também é comparado com informação que nós estamos conscientemente informados. Informação registrada no depósito em curto prazo é um reflexo do incentivo original. Estudos feitos para determinar a natureza de informação armazenada em memória em curto prazo descobriram aquela informação é principalmente acústica em natureza.
O Buffer deEnsaio:
Parte do depósito em curto prazo consiste em um buffer de ensaio. Informação pode ser obtida e segurada indefinidamente aí se for ensaiado, ou repetida inúmeras vezes. Nós podemos escolher que informação entrará e será armazenada no buffer de ensaio.
Duração e Armazenamento de Informação:
A duração de informação em memória em curto prazo é pequena e decaimento normalmente acontece dentroaproximadamente 15 segundos. Informação pode ser copiada ou pode ser transferida deste depósito para depósito em longo prazo. A informação que será lembrada ou será esquecida depende de eventos antes e depois que a informação seja armazenada. Eventos que acontecem antes a armazenamento da informação podem efetuar a quantidade de  informação lembrada e armazenada, e por quanto tempo. Em estudos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos Conscientes E Inconscientes Na Produ O De Falsas Mem Rias
  • Trabalho De Processos B Sicos Aten O E Mem Ria
  • Mem Ria
  • Mem Ria
  • Mem ria Secund ria
  • Mem Ria
  • Mem ria
  • Mem Rias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!