Desmatamento No Amap

Páginas: 4 (825 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Desmatamento no Amapá
Pesquisa desenvolvida por cientistas britânicos e americanos, divulgada pela revista Science, mede a quantidade de animais da Amazônia Legal que podem desaparecer devido aodesmatamento. De acordo com a pesquisa, só no Amapá, cerca de 46 espécies entrariam em extinção.
Os cientistas levaram em consideração o desmatamento ocorrido na Amazônia entre 1978 e 2008. A partir deinformações de satélite fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), neste período a Amazônia perdeu 581.400 km de vegetação nativa, o que corresponde a uma área maior que o estadoda Bahia.
Os estudos revela também que não existe um número global de espécies que sumiriam da Amazônia. Só no Amapá os cientistas preveem que 46 espécies devem chegar à extinção em poucos anos. Dadocontestado pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Amapá (IBAMA/AP), Marcus Keynes, que explica que a pesquisa foi realizada baseada numcenário de desmatamento na Amazônia de 28mil km² de desmatamento por ano.

Vilões do desmatamento avançam na Amazônia

“Essa realidade é baseada em um dado antigo, só para verem que a seis anos atrás, odesmatamento da Amazônia como um todo atingia 27mil km² e desde então foi instituído pelo Governo Federal o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAM), o que fez com queo desmatamento tenha caído substancialmente nos últimos anos”, conta Marcus.
De acordo com o IBAMA/AP, no estado há poucos focos de desmatamento, a maioria das áreas desmatadas é para dar lugar a criação degado ou plantação de roças, o que é permitido pela lei. “O PPCDAM está em sua terceira fase e já contribuiu para a queda de 71% nas taxas de desmatamento medido pelo INPE. Só ano passado odesmatamento da Amazônia foi de 6.400 Km², o que já foi constatado uma queda em relação ao ano anterior, e neste próximo mês será divulgado os novos dados e com certeza será ainda menor”, ressalta Marcus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desmatamento
  • Desmatamento
  • desmatamento
  • desmatamento
  • Desmatamento
  • Desmatamento
  • Desmatamento
  • Desmatamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!