O problema da marginalidade

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
O problema da marginalidade
O número de crianças analfabetas, semianalfabetas e sem condições de ir a escola, era um grande problema da educação no Brasil. Para explicar essa situação e entender arelação entre educação e sociedade, as teorias educacionais dividem o problema da marginalidade em dois grupos:
I. O primeiro grupo, as "teorias não-críticas", vê a educação como um instrumento desuperação da marginalidade, que é vista como um "desvio" de uma sociedade harmoniosa e deve ser corrigida através da escolarização. A educação tem como função adaptar os indivíduos marginalizados àsociedade, e, quando feito, estabelecer um nível mínimo de ensino para impedir o aumento da marginalização.
II. O segundo grupo, "as teorias crítico-reprodutivistas" coloca a educação como instrumentode discriminação social, o que gera a marginalização que já é inerente a sociedade capitalista. O classe dominante,que tem o controle da produção social, reforça seu domínio e legitima amarginalização dos trabalhadores, fazendo com que a educação se torne um meio de reprodução da marginalidade cultural.

A marginalidade nas teorias não-críticas

· A pedagogia tradicional:
Parte da idéiade que a educação é dever do Estado, para satisfazer a necessidade da nova classe vigente, a burguesia, e para isso era preciso transformar o povo em cidadãos, em individuos livres e esclarecidos.Nesse contexto, o que causa a marginalidade é a ignorância e a solução para isso era a escola, cuja função era transmitir o saber do mestre detentor do conhecimento ao aluno. O problema da escolatradicional era de que nem todos podiam acessá-la e muitos que podiam não eram bem sucedidos.

· A pedagogia nova:
Formada a partir das críticas a escola tradicional, a escola nova acreditava no poderda educação para a igualdade social. Para essa teoria, o marginalizado não é o ignorante, mas sim o rejeitado. O indivíduo não precisa mais ter conhecimento, mas sim ser aceito por um grupo e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
  • As Teorias Da Educa O E O Problema Da Marginalidade
  • Teorias da educação e o problema da marginalidade.
  • Resumo de Escola e Democracia
  • AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE DE DERMEVAL SAVIANE
  • As teorias da educação e o problema da marginalidade na américa latina
  • marginalidade
  • Resenha crítica sobre o capítulo 1 – as teorias da educação e o problema da marginalidade do livro escola e...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!