O Pricipe

Páginas: 3 (726 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Fichamento do livro: “O Príncipe”
Autor: Maquiavel

Maquiavel inicia sua obra mostrando que todos os governos que tiveram autoridades sobre os homens, ou eram repúblicas ou principados. Osprincipados ou eram hereditários ou eram novos principados, em casos de invasão ou troca de linhagem senhorial.
Maquiavel chama a atenção à maior facilidade que os Estados hereditários e afeiçoados àlinhagem do príncipe têm para governar, pois, desde que o atual príncipe não pretira os costumes dos seus antepassados, poderá manter-se no poder sem grandes problemas. Maquiavel também percebe quepríncipes naturais, portanto hereditários, tem menos necessidade de ofender, e portanto, com maior facilidade de serem amados.
Ás dificuldades encontradas pelos principados novos ou mistos, sendo mistosàqueles Estados que foram anexados por um principado hereditário. A maior dificuldade encontrada, segundo Maquiavel, era que ao não haver nenhuma simpatia pelo novo príncipe, e ao sentir que há anecessidade de mudança no Estado, a população entre em conflito armado contra o seu novo príncipe, Maquiavel vê como solução extinguir a linhagem real anterior ao atual príncipe e manter os costumesantigos daquela região, assim a população não percebe tanto a mudança de poder e, sem ter uma figura do antigo governo para se apoiar, acabam aceitando o novo príncipe.
Maquiavel destaca que após a mortede Alexandre Magno, o reino de Dario não se rebelou contra os sucessores de Alexandre e destaca os motivos para qual isso não aconteceu, ele diz que como o Reino de Dario tinha somente Dario comolíder e o único a receber amor de seus servos, somente com a morte deste Alexandre conseguiria tomar o reino, o que foi muito difícil, porém com a morte de Dario e de toda a sua linhagem, os servos nãoviam a mais quem seguir, e acabaram aceitando e seguindo Alexandre, e com a sua morte, seus sucessores. Maquiavel então diz, que quanto mais difícil de ser tomado, mais fácil é para ser mantido, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o pricipe
  • O Pricipe
  • pequeno prícipe
  • Resenha do livro o prícipe
  • Resenha (não corrigida) O Prícipe
  • O prícipe de nicolau maquiavel
  • resumo do livro o pricipe
  • BELEZA – UMA BUSCA EM DORIAN GRAY, O PRÍCIPE FELIZ E TODOROV.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!