TCC Famacia

Páginas: 4 (899 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde, HIV (Human Immunodeficiency Virus – Virus da Imunodeficiência Humana) é o microorganismo chamado delentivírus porque seu período de incubação é longo, ou seja, o período compreendido entre o contato com o agente etiológico e as primeiras manifestações dos sinais e sintomas é longo. Por isso, esteperíodo é lento, podendo esconder a doença causada pelo agente descrito acima. Sendo assim, a pessoa não manifesta a doença, podendo a pessoa ter a patologia sem saber. Este vírus causa a doençachamada AIDS ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA, em português).
Corroborando com a Secretaria e o Ministério citados acima, HIV não significa ter SIDA, pois várias pessoas são soropositivas,mas não manifestam nenhum sintoma da doença.
Quando descoberta e confirmada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Para o tratamento existem os medicamentos de escolha, como a:zidovudina (AZT) e didanosina (DDI), por exemplo.
Dados obtidos em 2007 por Caraciolo et al (2009), o número de pessoas que fazem tratamento com medicações contra o vírus HIV era de 180.640, dasquais 67.234 pessoas eram do Estado de São Paulo.
Em 2010, Taquette (2013) descreveu que a taxa de incidência da SIDA de 2010, no Brasil, era de 17,9/100.000 habitantes, segundo dados colhidos pelaautora no Ministério da Saúde. Mostrou, ainda, que essa taxa é composta, por maioria, do sexo masculino, mas caminhando para feminização. Percebe-se que esta taxa está controlada, pois métodospreventivos são eficazes para inibir a continuidade da transmissão do vírus HIV.
No Brasil e no mundo existem inúmeros antiretrovirais (medicações que agem contra o vírus de RNA) importantes para o controleda evolução do vírus HIV e da doença, permitindo, dessa forma, que a pessoa viva normalmente, ter seus sintomas amenizados por um período maior.
Além dos antiretrovirais, há Centros de Testagem e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • famácia
  • Famácia
  • famacia
  • Famácia
  • Famácia
  • Relatorio estágio em famácia
  • Quem tem acesso ao programa fámacia popular
  • TCC TCC TCC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!