O PESCADOR DE ILUS ES

1958 palavras 8 páginas
SINOPSE

Jack Lucas (Jeff Bridges) é um cultuado locutor de rádio nova-iorquino, famoso por seu comportamento arrogante e politicamente incorreto. Um dia, durante um programa, ele aconselha um de seus ouvintes a se matar. O comentário de mau gosto é levado a sério e o ouvinte realmente comete o suicídio. Completamente abalado pela morte do estranho, Lucas pede demissão e entrega-se à bebida. Depois de anos amargando o remorso, o ex-locutor resolve pôr fim a sua vida. É salvo, entretanto, por um sem teto (Robin Williams), aparentemente maluco, que não só consegue fazer com que Lucas supere sua crise, como o faz enxergar a vida por um outro ângulo.

ASPECTOS PRESENTES NO FILME COMPREENDIDOS A PARTIR DO ESTUDO DA COGNIÇÃO SOCIAL, ATITUDES, CATEGORIAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

A cena em que o personagem Jack Lucas está trabalhando na estação de rádio e as pessoas ligam pedindo opiniões sobre assuntos pessoais, pode ser explicada com o conceito da Influência do comunicador no fenômeno de mudança de atitude, em que ele usa uma comunicação persuasiva com argumentos que facilitam sua credibilidade e demonstram sua competência. A forma como ele tratou o ouvinte da rádio, Edwin Malnick, fez com que esse cometesse sete homicídios e suicídio. Isso ilustra a forma de apresentação da comunicação no fenômeno de mudança de atitude, pois Jack Lucas apela para argumentos de natureza emocional ao defender o país, e argumentos suscitadores de medo, sugerindo que a pessoa com quem o ouvinte queria se relacionar fazia parte de um grupo de pessoas más e que ele deveria lutar contra eles.

A cena em que Jack Lucas conversa com o boneco Pinóquio, sentado em uma praça, ilustra a Teoria da comparação social, na qual o indivíduo tende a avaliar-se quanto às suas opiniões e capacidades através de comparações com outras pessoas. Neste caso, ele se comparou com Nietzche e Hittler, sentindo-se inferiorizado.

Ao fazer esta comparação, ele forma o autoconceito intitulando sua

Relacionados

  • Guia didatica
    51246 palavras | 205 páginas