O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NOS DIVERSOS LOCAIS

Páginas: 8 (1879 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014











“O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NOS DIVERSOS LOCAIS”

ALESSANDRA SANTOS ALARCON
ARLENE SALES
CAMILA SILVA
CARLA CINTIA MARTINS
CRISTIANE MENDONÇA
ISABEL CRISTINA BARBOSA



















SÃO PAULO
JUNHO - 2013

ALESSANDRA SANTOS ALARCON - RA 1310321
ARLENE SALES - RA 1310252
CAMILA SILVA - RA 1310650
CARLA CINTIA MARTINS - RA 1310969
CRISTIANEMENDONÇA - RA 1313848
ISABEL CRISTINA BARBOSA – RA 1310351










“O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NOS DIVERSOS LOCAIS”
“DOUTORES DA ALEGRIA”










Trabalho apresentado a Professora
Cleide Munõz da disciplina PPI (Projeto Profissional Interdisciplinar) do 1° Semestre
da turma A, turno NM do curso de Pedagogia.Faculdade Sumaré
São Paulo - 08/06/2013


SUMÁRIO



1 - RESUMO p.3

2 – INTRODUÇÃO p.4

3- JUSTIFICATIVA p.7

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS p.8

5 - BIBLIOGRAFIA p.9

6 - ANEXOS p.103
1-RESUMO

O “Doutores da Alegria” é um grupo mobilizado, a partir da sociedade civil que integra, para levar humor, arte profissionalizada, conhecimentos e muita alegria para pacientes internados em hospitais, como também aos familiares e profissionais da saúde. Esta organização conta também com um centro de estudos, uma gestão e obtenção de recursos. Lembrando queesta ONG não visa à arrecadação de lucros, seus integrantes têm como meta incentivar vivências divertidas para os pacientes, independente dos seus estados nos hospitais.
Esta instituição nasceu da experiência de uma organização similar. O grupo foi fundado por um palhaço dos EUA em 1986, por uma experiência com algumas crianças em um hospital que não podiam se deslocar até um espaço onde aconteciaum evento. E assim iniciou a organização Clown Care Unit de Nova Iorque. Quando os integrantes do grupo começaram a retornar aos seus países de origem, resolveram criar grupos similares, assim como Wellington Nogueira que após atuar três anos no grupo Clown Care Unit, retornou ao Brasil em 1991 e muito satisfeito com a prática, fundou a ONG Doutores da Alegria, que teve a primeira atuação noHospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes em São Paulo, mais conhecido atualmente como Hospital da Criança. Surgindo assim um grupo dedicado a levar alegria nos hospitais, através da arte do palhaço.


4
2-INTRODUÇÃO

Doutores da Alegria é uma organização sem fins lucrativos que atua com crianças hospitalizadas, juntos a seus familiares e equipe da saúde. O trabalho tem comoessência a utilização da parodia do palhaço fingindo ser um médico do hospital. Eles já realizaram mais de 900 mil visitas em unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e no Recife.
Eles desempenham também um papel referencial na pesquisa de linguagem do palhaço e na formação de jovens, artistas profissionais e demais interessados, por meio de sua escola.
A ONG é também reconhecida em todo país pelo seuprofissionalismo e atuação inovadora, onde também possui a certificação de utilidade publica federal, estadual e municipal. Recebeu o Prêmio Criança da Fundação Abrinq pelos direitos da criança, foram incluídas três vezes na lista das cem melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas, o Prêmio Cultura e Saúde pelo Programa Cultura Viva e recebeu também o Certificadodo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
A Instituição é auxiliada financeiramente por empresas e doares físicos, e seus integrantes são profissionais remunerados e não voluntários.
O programa é gratuito para os hospitais e todos e todos os hospitais atendidos são públicos.
A visita dos Doutores da Alegria nos hospitais é sempre um grande jogo, pois o grupo de palhaços se apresenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os diversos campos de atuação do pedagogo
  • Atuação do Pedagogo
  • a atuação do pedagogo
  • Atuação do Pedagogo
  • atuação do pedagogo
  • A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ÁREA HOSPITALAR
  • Atuação do pedagogo na saude
  • Atuação do Pedagogo nas Empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!