O PAPEL DO RH NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

1429 palavras 6 páginas
Primavera do Leste - MT 2012 KENEF FERNANDA FELIPE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Os Departamentos de Recursos Humanos estão enfrentando agora mais que nunca a difícil tarefa de assegurar a qualificação profissional às organizações, demandada pelas novas e constantes necessidades provenientes das transformações econômicas globais.
Os profissionais de RH assumem a responsabilidade de fornecer pessoal treinado a atender as novas tendências e necessidades das organizações, porém, as necessidades e realidades não são as mesmas em todos os países, a cultura e o crescimento influenciam sobremaneira no papel que o RH representa em cada um deles.
Será exposto neste texto a atual posição do Departamento de Recursos Humanos no Brasil, comparando-a com a Europa e os países Membros do BRICS baseando-se na pesquisa “O Relatório das Melhores Práticas de RH 2011” realizada pela Top Employers.

ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Nos países Brasil, Russia, Índia e Europa a Gestão de Talento está sendo a principal prioridade dos empregadores, países esses que se destacam pelo rápido crescimento de suas economias. Gerir e reter talentos são fatores cada vez mais necessários às organizações para que não se tornem obsoletas e não percam a competitividade no mercado em que atuam.
No Brasil, além da gestão de talentos os empregadores priorizam o controle da produtividade, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e está tentando enxergar o Departamento de RH como parceiro estratégico.
Em busca de atrair e reter talentos, os empregadores dos países Membros do BRICS e Europa oferecem benefícios secundários, os mais comuns são: regime de ajuda médica oferecidos pelo Brasil, Europa, Rússia, China e índia; subsídio de refeições oferecido pelo Brasil, Europa, Índia e China; subsídio de carro

Relacionados