O papel do profissional de psicologia dentro de instituições sociais

Páginas: 2 (266 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Objeto: Pesquisou-se a atuação do psicólogo em instituições de atendimento a populações carentes e em situação de vulnerabilidade social. Procurou-se identificar a especificidadede seu papel profissional no interior das equipes multidisciplinares destas instituições.

Método: Utilizou-se a pesquisa de campo, em sua modalidade de observação participante,como estratégia metodológica para a obtenção dos dados. Foram estudadas 4 instituições sociais voltadas ao atendimento do público carente (Hospital Geral, Centro de Referência eAssistência Social, Delegacia de Defesa da Mulher e Casa da Criança), localizadas na cidade de Lins/SP e Promissão/SP. Procurou-se analisar as condutas que compunham o papel do psicólogo emcada uma destas instituições e, em seguida, procedeu-se a uma análise comparativa e crítica dos resultados.

Conclusão: Historicamente as técnicas de intervenção psicológicasdesenvolveram-se a partir de matrizes epistemológicas calcadas no indivíduo. Entretanto, este modelo tem-se mostrado limitado quando aplicado às atuações do psicólogo no interior dasinstituições sociais. A magnitude e a complexidade da realidade social das populações atendidas por estes serviços apresentam grandes desafios ao profissional. Além disto, a dificuldadede inserção da dimensão propriamente coletiva e supra-individual às formulações teóricas clássicas resulta, na grande maioria das vezes, em confusão sobre o papel do psicólogo dentroda instituição. Devido a esta falha, a estrutura institucional acaba por impor condutas e procedimentos que não se harmonizam com seu papel tradicional. A organização do serviço pormeio de equipes multidisciplinares é um exemplo disto, acarretando confusão de papéis, com repercussões psicossociais importantes para a identidade do profissional em saúde mental.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUAL O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DENTRO DAS INSTITUIÇÕES
  • instituicoes sociais e papeis sociais
  • PSICOLOGIA E O PAPEL NAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
  • psicologia papel social
  • O PAPEL DAS INSTITUIÇOES NA REGULAMANTAÇÃO SOCIAL E CONTROLE SOCIAL
  • O Conselheiro e seu papel dentro do Conselho Municipal de Assistência Social”
  • O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE VALORES E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS
  • Aspectos conceituais e a importancia da psicologia social dentro da sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!