O PAPEL DA IGREJA DE CRISTO NA PÓS-MODERNIDADE

Páginas: 10 (2297 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O PAPEL DA IGREJA DE CRISTO NA PÓS-MODERNIDADE
Introdução
II Timóteo Capítulo : 3
1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores,atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
8 E assim comoJanes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles.
10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,
11 as minhas perseguições e aflições, quaisas que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou.
12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.
16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

Para nós cristãos que temos a Bíblia como a inerrantepalavra de Deus revelada a nós, nenhum acontecimento na História da humanidade pode ser tido como surpreendente. Entretanto sabemos que Satanás continua operando neste mundo e está ao derredor como um leão espreitando a quem possa tragar. Por isso devemos estar atentos como na palavra “vigiai”. E para vigiar é preciso inclusive saber que tipo de camuflagem o inimigo pode estar usando para nosenganar. Pois esse é o objetivo do inimigo: entrar na igreja sem que nós detectemos sua presença como perigosa.
O tempo presente ao qual passou-se a chamar de Pós-Modernidade já ao final do século XX enquadra-se perfeitamente nesse texto do apóstolo Paulo a Timóteo. Entretanto, precisamos nos manter atualizados com o nosso tempo até para cumprirmos melhor, tanto individualmente, como enquantoIgreja, a grande ordenança de Jesus registrada nos Evangelhos (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18; Lc 24.44-49).
Para tanto vamos entender o que se quer dizer com Pós-Modernidade, de que forma isso influencia a nossa espiritualidade e tentar estabelecer uma estratégia para sermos eficientes no cumprimento da missão que Deus nos deu enquanto vivermos e estarmos firmes, prontos a resistir ao diabo nas suasinvestidas ardilosas contra o povo de Deus.
Gênese histórica da pós-modernidade
A segunda metade do século XX assistiu a um processo sem precedentes de mudanças na história do pensamento e da técnica. Ao lado da aceleração avassaladora nas tecnologias de comunicação, de artes, de materiais e de genética, ocorreram mudanças paradigmáticas no modo de se pensar a sociedade e suas instituições.
AModernidade, surgida no século XVIII, é criticada em seus pilares fundamentais, como a crença na Verdade, alcançável pela Razão, e na linearidade histórica rumo ao progresso.
Para substituir estes dogmas, são propostos novos valores, menos fechados e categorizantes. Estes serviriam de base para o período que se tenta anunciar - no pensamento, na ciência e na tecnologia - de superação da Modernidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A-igreja-crista-na-pos-modernidade
  • A igreja e a pós-modernidade
  • Pós Modernidade e Igreja Cristã
  • Pós Modernidade e Igreja Cristã
  • O papel do Professor na Pós-modernidade
  • MONOGRAFIA OS DESAFIOS DA IGREJA NA ERA POS MODERNIDADE
  • A Igreja de Cristo
  • A IGREJA DE CRISTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!