TRABALHOS

Páginas: 5 (1019 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – IFMA
MARIA DOS REIS DE JESUS DA SILVA
PROFESSOR: EDVAN








Trabalho de Filosofia











AÇAILÂNDIA-MA
2014
DEMOCRACIA NA GRÉCIA ANTIGA
Desde o surgimento das primeiras sociedades humanas, o ser humano descobriu que a convivência em grupo, necessária para a sobrevivência em um meio hostil, acarretava inevitavelmente em conflitosentre interesses individuais. A única forma de sanar esses conflitos e conseguir a harmonia social era estabelecer uma forma de liderança que submetesse a vontade individual à vontade de um líder do grupo, normalmente o mais forte ou o mais sábio. Era um governo de um só ou de poucos.
A cidade de Atenas, na Grécia antiga, descobriu um sistema diferente de governo, no qual o governo era exercido pormuitos: a democracia - que representava uma alternativa à tirania. O cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto apenas, nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos. A democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos —forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
O legislador grego Clístenes instaurou institucionalmente a democracia em Atenas. Aos 21 anos os cidadãos passaram a decidir os destinos da Pólis na Ágora, a praça pública. Era a chamada “democracia direta”.
Em seu famoso discurso fúnebre, o Epitáfio, Péricles a definiu: “ORegime Ateniense se chama Democracia, pois o governo do Estado não está nas mãos de poucos, mas de muitos”.
Ao mesmo tempo em que Atenas abria o espaço para os cidadãos, reservava menor espaço para as mulheres. Em Atenas, as mulheres, assim como os escravos, não eram consideradas cidadãos.
Tal sistema foi sendo construído lentamente, a partir do século VI a.C.. Na época, o poder na cidade eracontrolado por uma elite econômica que detinha a posse de terras e de escravos. Eram os chamados eupátridas. Uma série de políticos e legisladores (Sólon, Clístenes, Péricles e Efialtes) foi, gradualmente, transferindo o poder que se concentrava na assembleia dos eupátridas (o Areópago) para a assembleia do povo, chamada de Eclésia. Esta política tinha por objetivo estender o poder político para umacamada mais ampla da população ateniense e, com isso, diminuir as tensões sociais que poderiam gerar revoltas populares. Dentro desse sistema, o principal órgão decisório da cidade era a Eclésia, que se reunia uma vez por mês numa colina de Atenas chamada Pnice. Nessas assembleias, todos os cidadãos atenienses (o que excluía os estrangeiros, os escravos e as mulheres) podiam exprimir suasopiniões acerca da política da cidade e votar nas propostas que fossem colocadas em votação pelo comitê executivo da Eclésia, o Boulé.
Vale destacar que o surgimento da democracia em Atenas teve um grande efeito na história da filosofia, a democracia possuía duas características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homensadultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis. Em segundo lugar, e como conseqüência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes no governo, garantia a todos a participação no governo e os que dele participavam tinham direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar.“Surgia assim, a figura do cidadão”.
Como o destino da cidade passou a ser determinado nas assembleias de cidadãos, tornou-se extremamente importante politicamente à capacidade de ser persuasivo nos debates. Com isso, surgiu a figura dos sofistas, que eram especialistas na arte da retórica e persuasão. Tal classe de profissionais foi duramente criticada por Sócrates e Platão, que acusaram os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!