a metamorfose

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Escrito por Franz Kafka durante e o pós-período da primeira Guerra Mundial, A Metamorfose narra a vida de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante cujo trabalho é a únicaatividade em sua vida. Por meio deste trabalho Gregor sustenta toda sua família: um pai idoso e adoecido que o narrador opta por omitir seu nome assim como o de sua mãe. Em contraste conhecemos Grete, suairmã mais nova e única a demonstrar o mínimo de afeto quando a grande transformação na vida de Gregor acontece.
Nota-se que o aspecto mais evidente dessa narrativa de Kafka é que começa na fase dacomplicação (ou in media res), uma vez que introduz o leitor no meio da história em vez de no início, saltando a exposição dos fatos iniciais que levaram a transformação do protagonista. Pode-seperceber ainda dois momentos em que a história apresenta conflito (complicação): primeiro o momento em que Gregor Samsa acorda e percebe que foi transformado num inseto e como ele lida com isso.
O segundoconflito surge quando o inseto nota que objetos pessoais que fazem parte de sua memória humana estão sendo retirados de seu quarto, local este em que passara maior parte de sua vida. Ao agarrar-se aum quadro na parede de seu quarto (que foi comprado por Gregor no início do conto, como explicita o narrador), sua mãe se assusta, o que acarreta na decisão de seu pai de arremessar um pedaço de maçãem seu casco grosso de inseto e que culmina em sua morte e o desfecho do conto.
Neste conto o foco narrativo adotado pelo autor é o do “narrador onisciente”, uma vez que este sabe tudo a respeito daspersonagens, inclusive o que elas sentem e pensam, mesmo quando não é dito, o que pode ser observado na presença de verbos de elocução como “pensar”, utilizado várias vezes, o qual não caberia a umsuposto narrador em terceira pessoa objetiva ou subjetiva, visto que estes são focos narrativos distintos do narrador onisciente.
No discurso da tradução brasileira referenciada de A Metamorfose é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a metamorfose
  • A metamorfose
  • a metamorfose
  • Metamorfóse
  • A metamorfose
  • metamorfose
  • Metamorfoses
  • metamorfose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!