revista esportiva

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Revistas esportivas
O jornalismo esportivo surge no Brasil nos primeiros anos do século XX. Nessa época, o esporte mais popular do país era o remo, muito praticado no Rio de Janeiro, capital do Brasil até a inauguração de Brasília. Também o turfe , com as famosas corridas de cavalos, principalmente em São Paulo. Apesar de ser o esporte mais popular, o remo era muito pouco estampado nas páginasde jornais. Na época, as pessoas não davam tanta importância para acontecimentos esportivos e, por isso, o espaço para este segmento era muito pequeno, praticamente inexistente.
Muitos clubes de futebol foram fundados no começo do século XX, e aos poucos a população foi criando gosto pelo esporte. Em 1910, no jornal Fanfulha, de São Paulo, havia páginas de relatos sobre jogos de futebol. Aindanão poderia ser chamado de jornalismo esportivo, porém a publicação divulgava uma página inteira sobre os jogos do Palmeiras, clube que na época ainda era o Palestra Itália, pois foi criado por italianos. Naquele tempo, muitos imigrantes italianos estavam chegando e se instalando na capital paulista, por isso o jornal tinha grande circulação. Já no Rio de Janeiro, entre os anos de 1916 e 1920,circulou a revista Vida Esportiva, porém a publicação tratava mais da vida dos jogadores do que do futebol como esporte propriamente dito. Assim foram as primeiras publicações esportivas em veículos impressos no Brasil. Apesar de terem sido relatos publicados, de certo modo, a contragosto, pois sempre havia alguém nas redações para dizer que os esportes não tinham importância a ponto de serem divulgadosem páginas de jornal ou revistas, se não fossem essas e outras publicações semelhantes, possivelmente até hoje não saberíamos como e quando foram dados os primeiros passos de diversos esportes no país.
E foi no Rio de Janeiro, no início da década de 30, que o primeiro diário exclusivamente voltado para esportes foi lançado. O Jornal dos Sports era apenas a primeira publicação de muitas outrasque surgiriam nas décadas seguintes. A partir daí o futebol começou a concretizar o seu espaço nas redações de jornais. No começo dos anos 40, Mário Filho, fundador do Jornal dos Sports, e seu irmão Nelson Rodrigues, publicavam suas crônicas em muitas publicações voltadas para os esportes que foram surgindo, porém sempre com grande dificuldade de se manterem vivas e superar os preconceitos daquelesque diziam que jornais esportivos eram apenas de interesse popular, e que as classes menos favorecidas não tinham condições financeiras para adquiri-los e mate-los.
A primeira revista que se tem noticia surgiu na Alemanha, em 1663, a “Erbauliche Monaths-Unterredungen”, que traduzindo significa "Edificantes Discussões Mensais”. Em 1463, o artesão Johannes Gutenberg desenvolveu a impressão comtipos móveis, técnica usada sem grandes alterações até o século 20 para imprimir jornais, livros e revistas.
Ainda no século 17, além da revista Erbauliche outras surgiram, como a Le Mercure (1672) e a inglesa The Athenian Gazette (1690). Nesse tempo, as publicações abordavam temas específicos e pareciam mais coletâneas de textos com caráter puramente didático. No início do século 19, ganharamespaço, títulos sobre interesses gerais, que relatavam assuntos mais familiares.
Em 1812, em Salvador, surge a primeira revista feita no Brasil, as “Variedades ou Ensaios de Literatura” com mais cara de um livro abordando temas “eruditos”. Algumas décadas depois, em 1839, nasceria a Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, incentivando discussões culturais e científicas e queatualmente e a mais antiga do país ( em circulação ).
Nem sempre os esportes fizeram parte da rotina das revistas, pois não tinham impacto sobre a população como nos dias atuais.
No Brasil, a revista Placar é uma das maiores revistas do país voltado para o futebol que é a paixão nacional dos brasileiros. Sua primeira edição foi publicada em março de 1970 um pouco antes da copa do mundo daquele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nutrição Esportiva
  • revista
  • revista
  • revista
  • Revista
  • revista
  • Revista
  • Revista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!