O PAPEL DA GEST O EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONS VEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENT VEL

1308 palavras 6 páginas
O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

ALUNO: NOGUEIRA, Maria Emília

ORIENTADOR: CAMPELO, William Lopes

REVISÃO DE BIBLIOGRÁFIA
Práticas de sustentabilidade corporativa observando as dimensões econômicas, ambiental e social: As estratégias de Triple Botton Line.

O conceito de empresa sustentável está relacionado à noção mais geral do desenvolvimento sustentável, formas de progresso que atendem ás necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas necessidades, uma abordagem que postula uma perspectiva holística, equilibrada e integrada sobre o desenvolvimento sustentável vai além das questões ambientais: requer a integração de todos os três pilares de desenvolvimento, o econômico, o social e o ambiental. Para Enrique Leff (2001b, p.15-18), o eco desenvolvimento concebe as bases para uma sustentabilidade forte e propõe uma nova ordem econômica, capaz de respeitar os “limites de crescimento”.
“O maior desafio para o desenvolvimento sustentável é a compatibilização da análise com a síntese. O desafio de construir um desenvolvimento dito sustentável, juntamente com indicadores que mostrem essa tendência, é compatibilizar o nível macro com o micro, a evolução da ecosfera é resultado da interação, inclusive humana, de milhares de decisões de nível micro. Por outro lado, existe uma interação do comportamento do micro em relação ao macro.” (RUTHERFORD, 1997, PG. 33)
É notório que muitas micros e pequenas empresas já contribuem para a melhoria das comunidades nas quais estão presentes. Dessa forma, a pequena empresa que adota a filosofia e práticas do triple botton line (TBL) tende a ter uma gestão mais consciente e maior clareza quanto à própria missão. Além disso, consegue um melhor ambiente de trabalho, com maior comprometimento de seus funcionários, relações mais consistentes com seus fornecedores e clientes e melhor imagem na comunidade. Todos esses fatores contribuem para

Relacionados

  • O PAPEL DA GEST O EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONS VEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENT VEL
    1086 palavras | 5 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • 3000 QUEST ES Direito Civil
    528203 palavras | 2113 páginas