O novo modus operandi do terrorismo

Páginas: 11 (2720 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013
O “MODUS OPERANDI” DO TERRORISMO DO SÉCULO XXI
Ao longo das últimas décadas o terrorismo passou a dominar a agenda internacional. De 1989 para 2001, a natureza e a forma de terror mudaram. No passado, o inimigo era conhecido, estável e familiar. Durante a Guerra Fria, as ameaças estratégicas eram pesadas, estáveis, lentas, identificáveis, quase familiares, são exemplo disto é o “Pacto deVarsóvia”. Até mesmo a ameaça terrorista era estável e explicável. Hoje, o inimigo é evasivo, imprevisível e incompreensível, mas da mesma forma perigoso.
No mundo actual o terror é baseado na violência assimétrica permanente, sem uma origem clara, que pode surgir em qualquer lugar, típica do mundo tendencialmente unipolar do pós-guerra fria.
Esta nova forma de terror “passou a ser a forma de fazer aguerra da parte dos fracos contra os poderosos,”1 constituindo uma “forma de combate subversivo com uma expressão nunca vista, passando a constituir uma das frentes senão a mais importante, da fase a que já se chamou de “Terceira Guerra Mundial” ”2.
Esta tipologia de terrorismo “transnacional parece, assim, não considerar sequer limites éticos, nem de qualquer natureza, assumindo umapossibilidade de actuação à escala global, conjugando a violência tradicional, decorrentes de atentados e acções bombistas, com a utilização do ciberespaço e de meios de destruição maciça.”3
A erupção fulminante do denominado “terrorismo de segunda geração”4 ou “super-terrorismo”5 , “ refere-se a uma nova fase da avançada terrorista abrangendo meios cada vez mais poderosos e letais, designadamente denatureza biológica, química, e nuclear, de concepção e execução transnacional, correspondendo à época final do século XX e ao inicio do século XXI”6. Em virtude da inovação das suas tácticas e estratégias, fundamenta-se numa ideologia radical e fundamentalista que se manifesta através do jihadismo salafista, em que o inimigo não tem rosto, a ameaça é desterritorializada, o armamento desmilitarizado e ouso da força privatizado, ou seja a guerra em rede, como lhe chamou Manuel Castells7.
Podemos acrescentar por outro lado, que “o mundo sem fronteiras em que vivemos aponta para o alargamento do terrorismo, que foi local como na América Latina, que se alargou a áreas como a África em descolonização, e agora se apresenta como global tendo eventualmente um ou mais Estados como bases de apoiofinanceiro, apoio logístico, função de abrigo, ou hospedeiro.”8
Contudo e, em pleno século XXI, o terrorismo tem vindo a alastrar à escala mundial, revelando a incapacidade das sociedades para o combater – facto dramaticamente constatado a 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos da América, a 11 de Março de 2004, em Madrid, a 7 e 21 de Julho de 2005 em Londres e, mais recentemente, em Argel a 11 deAbril e 11 de Dezembro de 2007, entre outros factos.
Estes factos demonstram que “o terrorismo actual é um terrorismo niilista, de destruição pela destruição, de maior violência e mais letal”9. Desta forma o “objectivo será provocar destruição massiva e assassínios em massa de milhares de civis”10
O recurso à acção terrorista é vulgarmente apontado como espécie de criminalidade ideológicarepresentando, ao mesmo tempo, um eminente vector de guerra psicológica. Nestes termos, o terrorismo traduz um refinado método de violência política orientada, geralmente dirigida contra objectivos civis. Além do mais, a História comprova que os alvos do terrorismo, nem sempre são escolhidos, mediante uma lógica indutiva, ou em função de esquemas de causalidade linear. A violência é, na maioria das vezes,aleatória e indiscriminada. Ao longo da última década tornou-se evidente que muitos grupos terroristas são menos motivados, por objectivos políticos concretos e mais, por fanatismos étnicos, apocalípticos e religiosos.
Devemos estabelecer critérios bem definidos, para entender as ameaças e os perigos que estão na nossa frente presentemente.

1 – Os “Modus Operandi” dos Terroristas
Nesta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terrorismo no novo código penal
  • RELATÓRIO DO DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE INDICADORES DO MODUS OPERANDI DA POLÍTICA AMBIENTAL PÚBLICA – CIDADE DE...
  • Terrorismo
  • Terrorismo
  • Terrorismo
  • terrorismo
  • terrorismo
  • Terrorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!