O USO DA CHARGE COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Páginas: 13 (3003 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013
O uso da charge como recurso didático-pedagógico nas aulas de língua portuguesa


Dayana de Sales Fernandes1
Profª Ivi Furloni2



RESUMO


Nos últimos anos, os professores vêm buscando formas de levar o ensino até o aluno, fazendo com que a criança tenha maior entrosamento em sala de aula, que possam participar com suas opiniões. Apresenta a inclusão da charge em sala de aula comouma ferramenta capaz de ajudar as crianças no aprendizado à língua portuguesa e a desenvolver habilidades avançadas de pensamento crítico. Este artigo analisa como o humor pode ser uma ferramenta eficaz no ensino e na criação da aula de língua portuguesa. O foco está no uso de charges como recurso didático-pedagógico nas aulas de língua portuguesa para auxiliar no aprendizado. O humor sendo umimportante fator que causa relacionamentos positivos pode facilitar a comunicação em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino, Charge, Língua Portuguesa.









INTRODUÇÃO

Acredita-se que o período escolar seja o que melhor propicia o desenvolvimento do ser humano. No entanto, cada criança se desenvolve em um ritmo próprio, tem um estilo único de aprendizagem e todo progresso se dáatravés de uma sequência de identificação do crescimento físico, cognitivo e emocional.
O objetivo dos educadores é otimizar a capacidade dos alunos para que possam desenvolver habilidades. Nesse sentido, diariamente, criam formas de aprendizagem e oportunidades, visando ao envolvimento das crianças na construção do próprio conhecimento, ou seja, como sujeitos aprendentes.
Pais e professorescrêem que o ensino a partir de experiências significativas é o que produz melhores resultados. Para tanto, o gênero textual “charges” vem sendo muito utilizado nas aulas de língua portuguesa. Suas características como o humor, a crítica, temas com assuntos recentes aliados ao toque de ironia podem cooperar para que os alunos desenvolvam eficazmente suas habilidades linguísticas. O fato de a chargeassociar a linguagem verbal e a não verbal constitui fator de grande relevância no auxílio da interpretação textual, pois a imagem serve de apoio ao aluno.
O objetivo geral do presente trabalho é demonstrar o uso da charge como recurso didático-pedagógico para o aprendizado da língua portuguesa e outras matérias. Como objetivos específicos, temos:
- identificar o desafio do professor na construçãodo conhecimento,
- explicar a charge como instrumento para educação;
- demonstrar a relação da charge com o provimento do aprendizado em sala de aula.
O uso do humor e o relacionamento positivo entre professor e alunos são fatores que podem favorecer o processo ensino aprendizagem. As charges usadas como estratégias de aprendizagem ainda podem apresentar outros benefícios como diminuiçãodo estresse, ansiedade discentes e melhora no comportamento.
Quase não há dúvidas de que o humor seja útil como dispositivo para se obter e manter a atenção e interesse dos alunos durante as aulas. Ele ilustra, reforça ideias e faz mais compreensível o conteúdo trabalhado. Além disso, favorece a formação de leitores e cidadãos críticos, pois o aluno adquire maior compreensão de desenhos echarges.
O presente artigo se realizou por meio de pesquisa bibliográfica de autores que trataram da temática, e ainda foram consultados trabalhos já realizados sobre o tema.

1. Charge. Afinal o que é Charge?

Sanchotene (2011, p. 15) afirma que a origem da charge “remonta às antigas civilizações em que o homem primitivo revelava a preocupação de narrar os acontecimentos através de inscriçõesrupestres nas cavernas pré-históricas”.
De acordo com o blog “Mais Estudo” a charge surgiu no Brasil no século XX, “quando críticos, políticos e pessoas opostas ao governo queriam expressar suas idéias sobre assuntos polêmicos”, diante disso as charges se tornaram populares e são utilizadas de várias formas.
Flôres (2002, p. 14) explica: “a charge é um texto usualmente publicado em jornais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro didático de língua portuguesa
  • Música
  • GÊNEROS DIGITAIS COMO MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • o uso de aparelho multimidia como recurso didatico nas aulas de histoia
  • Uso do Blog como ferramenta pedadogica nas aulas de Língua Portuguesa
  • A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
  • O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO
  • O uso da multimídia como recurso didático-pedagógico para o ensino teórico-prático de ciências.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!