o naufrago

Páginas: 2 (433 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Reflexões sociológicas
Adaptação é o tema central deste filme. Ao sobreviver e ficar preso na ilha deserta, Nolland se depara com outro mundo estranhado, o da Natureza inóspita, que o oprime esufoca (na verdade, é uma outra Natureza que está diante de Chuck Nolland).

Na ilha deserta, diz ele, “não podia nem me matar como eu queria". E arremata: “Não tinha poder sobre nada”. Entretanto,Nolland tinha todo o tempo do mundo. Naquele local inóspito, descobre a categoria do trabalho. Entretanto, ele não parte do nada.

É obrigado a produzir, a partir de restos da civilização, isto é,destroços do avião acidentado, meios de sobrevivência material. A imagem da noiva num relógio de estimação e uma bola de voleibol transformada numa caricatura de rosto humano, tornam-se seus objetosfetichizados, consolo para seus dias de solidão e impotência.

Sugestões temáticas
- Adaptação
- Necessidade básicas - Globalização - Controle - Sociedade
Mais informações
Nolland consegue sobrevivere escapar da ilha deserta e em certo momento, o Chuck Noland, executivo da FedEx, cena do filmenos diz: “O tempo nos controla sem piedade...”. A escolha da Federal Express é sintomática, pois elatipifica a multinacional da globalização, onde a abolição do espaço por meio da redução do tempo é sua constante obsessão.

Como empresa de entregas, a FedEx Noland expressa tal liturgia do capital eChuck Nolland é seu sacerdote supremo. É um personagem imerso no tempo constrangido do capital. Não possui tempo para cuidar de si. Em Cast Away se sugere que a globalização se constituiu, de fato,com a derrocada do Leste Europeu e a dissolução da União Soviética. É na Rússia capitalista que Nolland irá catequizar os empregados da FedEx na lógica do capital. O seu discurso no escritório da FedExem Moscou é típico desta nova era histórica. O ponto de inflexão decisivo é o acidente aéreo.

Torna-se exemplo de persistência e esperança. Perdeu a noiva, que se casou com outro, constituindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Naufrago
  • naufrago
  • O Naufrago
  • Naufrago
  • Naufrago
  • naufrago
  • O Náufrago
  • o naufrago

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!