O nacimento da filosofia

Páginas: 9 (2005 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

Resumo
Inicialmente a Filosofia era baseada nos mitos, entretanto, com o tempo o pensar dos filósofos foi mudando. A Filosofia nasceu em períodos na história da Grécia Antiga, como na Civilização Micênica, nos Tempos Homéricos, no Período Arcaico, no Período Clássico e no Período Helenístico. Este artigo tem como objetivo conhecer melhor como nasceu a Filosofia. Ametodologia usada foi a pesquisa de capítulo em livro. Realizada por uma aluna do 1º ano do Ensino Médio. Os resultados encontrados revelam que a Filosofia atualmente está baseada nos estudos científicos e na razão. Este instrumento servirá como item de avaliação para o 2º trimestre.
Palavras-chave: Nascimento da Filosofia. Grécia. Mitos.

1 Introdução
Estudos indicam que a Filosofia inicioucom forte tendência baseado nos ritos e na mitologia, em especial grega. Com o passar da história e a evolução do conhecimento humano, a Filosofia já não conseguia atender às necessidades da sociedade. Neste período surge um novo pensar filosófico, baseado na razão e na observação dos fenômenos naturais.
Este artigo tem como objetivo perceber de que forma se construiu este novo pensar filosófico.Pretende-se refletir sobre quais foram as situações que contribuíram para que a sociedade exigisse uma nova Filosofia. Quais os filósofos que contribuíram nesta mudança e em que regiões essas mudanças surgiram.
O artigo justifica-se pela necessidade de se conhecer a história do nascimento da Filosofia como a conhecemos hoje.
Além da presente introdução, este artigo trás no capitulo dois oReferencial Teórico, o qual apresenta um texto sobre o nascimento da Filosofia. Na conclusão, que é o terceiro capítulo, é feita uma reflexão sobre o Referencial Teórico apresentado. Por último o artigo trás as Referencias e anexos.
2 Referencial Teórico
Costuma-se dizer que os primeiros filósofos foram gregos e surgiram no período arcaico. Alguns autores chamaram de “milagre grego” a passagem damentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo.
Alguns fatos do período arcaico que ajudaram a alterar a visão mítica predominante e contribuíram para o surgimento do filósofo:
A invenção da escrita e da moeda;
A lei escrita;
A fundação da pólis (cidade-Estado).
2.1 A Invenção da Escrita
A consciência míticapredomina em culturas de tradição oral, quando ainda em culturas de tradição oral quando ainda não há escrita. Mesmo após seu surgimento, a escrita reserva-se aos privilegiados, e geralmente mantém o caráter mágico.
Na Grécia, já existira uma escrita no período micênico, mas restrita aos escribas. Com a violenta invasão dórica, no século XII a.C., por influência dos fenícios.
Em seuressurgimento, a escrita assumiu função diferente. Sendo bastante desligada da religiosidade, passou a ser usada para formas mais democráticas de exercício do poder.
Enquanto os rituais religiosos eram cheios de fórmulas mágicas, termos fixos e inquestionados, os escritos passaram a serem divulgados em praça pública, sujeitos à discussão e à crítica. Isso não significa que a escrita se tornasse acessível atodos, muito pelo contrário, já que a maioria da população era constituída de analfabetos.
A escrita gera nova idade mental porque a postura de quem escreve é diferente da de quem apenas fala. Como a escrita fixa a palavra para além de quem a proferiu, a retomada posterior do que foi escrito, abre os horizontes do pensamento e proporciona o distanciamento do vivido e o conforto das ideias.Portanto, a escrita surge como possibilidade maior de abstração, de uma reflexão aprimorada que tenderá a modificar a própria estrutura do pensamento.
2.2 O Surgimento da Moeda
Na época da aristocracia rural, a economia era pré-monetária. Os objetos usados para troca vinham carregados de simbologia afetiva e sagrada. As relações sociais, impregnadas de caráter sobrenatural, eram fortemente marcadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O nacimento da filosofia
  • O Nacimento Da Religiao
  • Nacimento no mundo
  • Nacimento da sociologia
  • o nacimento da dilosofia
  • Certid O De Nacimento De Uma Empresa
  • O nacimento da vida na agua
  • A filosofia e as filosofias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!