Higor87

396 palavras 2 páginas
1. Em que discordavam os idealistas racionalistas e os realistas empirismo? Sintetize.
R: Os racionalistas usavam o empirismo para comprovar suas teorias. 2. Comente a Relaçao estabelecida entre a ascensão da burguesia e o empirismo.
R: O palco inicial do empirismo foi a Inglaterra. Nesse país a burguesia, a partir do século XVII, conquistou não apenas poder econômico, mas também poder político e ideológico, impondo o fim do absolutismo monárquico. Essa ascensão da burguesia relaciona-se, no plano epistemológico, ao empirismo (valorização da experiência concreta, da investigação natural) e, no plano sociopolítico, ao nascimento do liberalismo (valorização da liberdade pessoal do cidadão e exigência de limites constitucionais ao poder monárquico).
3.
4. Explique a tese epistemologica de locke a partir da seguinte afirmação: "a mente humana no istante do nacimento, é uma tabula rasa”. O que significa essa afirmação e contra quem é dirigida?
R: Combateu duramente a doutrina que afirmava que o homem possui idéias inatas no instante do nascimento ,um papel em branco, sem nenhuma idéia previamente escrita.O filosofo defende que as idéias que possuímos são adquiridas ao longo da vida mediante o exercício da experiência sensorial e da reflexão.
5.
6. Interprete o significado desta formulação de Berkeley “Ser é perceber e ser percebido”.
R: Mas afirma também que a existência das coisas nada mais é do que a percepção que temos dessa existência.
7. Para Hume, um cego de nascimento jamais poderia ter uma idéia de cor. Explique essa impossibilidade a partir da teoria humeana do conhecimento.
R: Impressões referem-se aos dados fornecidos pelos sentidos, como, por exemple, as impressões visuais, auditivas, táteis.
8.
9. Caracterize a filosofia produzida durante o ilusionismo. Exemplifique com aspectos do pensamento dos pensadores iluministas.
R: Igualdade, tolerância, liberdade e propriedade privada formula a teoria da separação dos pobres do Estado em

Relacionados