era getulio

Páginas: 2 (457 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
FLORESTAN FERNANDES

 
14.set.1964-Acervo UH/Folha Imagem


"Afirmo que iniciei a minha aprendizagem sociológica aos seis anos, quando precisei ganhar a vida como se fosse um adulto epenetrei, pelas vias da experiência concreta, no conhecimento do que é a convivência humana e a sociedade"

Florestan Fernandes

Florestan Fernandes nasceu em São Paulo, no dia 22 de julho de 1920. Sualuta pela vida começou já na infância, para conquistar o próprio nome - já que patroa de sua mãe o chamava de Vicente, por considerar que Florestan não era nome de pobre - e sobreviver começou atrabalhar aos seis anos, o que o impediu de completar o curso primário e o levou a se formar no curso de madureza (supletivo).

Era vendedor de produtos farmacêuticos quando, aos 18 anos, ingressou naFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1947, formando-se em ciências sociais. Doutorou-se em 1951 e foi assistente catedrático, livre docente e professor titular nacadeira de sociologia, substituindo o sociólogo e professor francês Roger Bastide em caráter interino até 1964, ano em que se efetivou na cátedra.

O nome de Florestan Fernandes está obrigatoriamenteassociado à pesquisa sociológica brasileira. Sociólogo e professor universitáriocom mais de cinquenta obras publicadas, transformou as ciências sociais no Brasil e estabeleceu um novo estilo depensamento.

Foi mestre de sociólogos renomados, como Octavio Ianni e Fernando Henrique Cardoso. Cassado com base no AI-5, em 1969, (O Ato Institucional nº 5 foi editado no dia 13 de dezembro, umasexta-feira que ficou marcada para a história contemporânea brasileira. Este ato incluía a proibição de manifestações contra a natureza política, além de vetar o "habeas corpus" para crimes contra a segurançanacional (ou seja, crimes políticos). Entrou em vigor em 13 de dezembro de 1968.) deixou o país e lecionou nas universidades de Columbia (EUA), Toronto (Canadá) e Yale (EUA). Retornou ao Brasil em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Getulio
  • getulio
  • getulio
  • getulio
  • getulio
  • Getúlio
  • Gétulio
  • getulio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!