O mundo bipolar – guerra fria.

Páginas: 6 (1471 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
A guerra fria foi caracterizada pela disputa entre Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), principalmente a Rússia, após a Segunda Guerra Mundial, onde ambos os países tentavam mostrar a superioridade de seus respectivos sistemas econômicos.
No entanto, esta caracterização pode ser considerada válida, mas com uma série de restrições em apenas um período imediatopós-segunda Guerra, até a década de 1950 e logo depois nos anos de 1960 o bloco socialista decidiu se dividir dentre as décadas de 1970 e 1980, onde a China comunista se aliou aos Estados Unidos em uma disputa contra a União Soviética. Por este motivo, o mundo acabou sendo “dividido” em dois blocos: O capitalista, dominado pelos norte-americanos, e o socialista, comandado pelos soviéticos. Sendo assimeste período também ficou marcado pela corrida armamentista que durante 40 anos deixou o mundo diante da ameaça de uma guerra nuclear.

Plano Marshall e COMECON.

As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos,para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

O Macartismo.

Assim denominado por ser comandado pelo senador Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiame até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem dos Estados Unidos cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

EUA vs. URSS.

Para impedir o avançocomunista, os Estados Unidos forneciam apoio bélico e econômico aos países que se aliassem ao lado capitalista e o Plano Marshall, que resultou na injeção de mais de 13 bilhões de dólares na Europa, oferecendo ajuda econômica por meio de empréstimos para que pudessem reconstruir os países capitalistas que foram afetados pela Segunda Guerra Mundial. Do outro lado, a União Soviética adotou a políticaisolacionista mais conhecida como Cortina de Ferro, aliança na qual os governos pertencentes ao Leste Europeu se tornaram satélites de Moscou, graças à ação do Exército Vermelho, que resultou em 1940, na construção do Muro de Berlin, construído para que pudesse ser feita a divisão da cidade, dividindo-a em socialista e capitalista.

Treze dias de terror - A crise dos mísseis.

O potencial dedestruição das potências era tão grande que, naquele momento, qualquer conflito grave entre elas podia significar o fim do mundo, literalmente. O momento em que isso esteve mais próximo ficou conhecido como a crise dos mísseis, em 1962.
A crise começou quando os soviéticos, em resposta à instalação de mísseis nucleares na Turquia e à tentativa fracassada de invasão de Cuba, pelos Estados Unidos,ambos em 1961, instalaram mísseis nucleares em território cubano. Soviéticos e norte-americanos iniciaram uma guerra diplomática exigindo a retirada dos mísseis da Turquia e de Cuba.
Durante treze dias o mundo viveu o medo de uma possível guerra nuclear. A solução veio ao final de outubro, quando o governante soviético Nikita Kruschev e o norte-americano John F. Kennedy concordaram em retirar osmísseis instalados em Cuba e na Turquia.

Corrida Espacial.

Um dos principais marcos da Guerra Fria foi a corrida espacial, uma das mais importantes disputas entre a URSS e os EUA, visando a conquista do espaço. O primeiro marco dessa disputa foi o primeiro ser vivo a ser mandado para o espaço, a cadela Laika, enviada pela URSS, em 1957.
Já o primeiro ser humano a ser enviado, foi o russo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A guerra fria e o mundo bipolar
  • Guerra Fria e Mundo Bipolar
  • Guerra Fria E O Mundo Bipolar
  • O mundo bipolar e a guerra fria
  • A Guerra Fria e o Mundo Bipolar
  • Velho mundo bipolar guerra fria
  • Guerra fria o mundo bipolar e ascensão do mundo multipolar
  • MUNDO BIPOLAR, GUERRA FRIA E VELHA ORDEM.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!