MUNDO BIPOLAR, GUERRA FRIA E VELHA ORDEM.

Páginas: 7 (1656 palavras) Publicado: 21 de julho de 2014
Introdução
Esse trabalho abordará a maneira em que os EUA e a URSS se debateram para poder implantar os seus regimes e doutrinas econômicas em outros países até o ano de 1989. E também abordaremos sobre o mundo Bipolar onde passou quatro décadas da ordem internacional onde foi marcada por uma bipolaridade. A ordem mundial é a ordem internacional entre países e grupos que disputa as potencias ea situação econômica do mundo em um determinado período histórico.





















Mundo Bipolar
O Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) se depararam como as maiores potências do mundo. Esses dois países eram uma grande influência na politica econômica e militar queinferia nas relações politicas de todo o planeta.
O Mundo Bipolar começou a se estabelecer após a Segunda Guerra Mundial (1945) e grande parte dos países europeus envolvidos neste conflito principalmente a Itália, Alemanha, Reino Unido, Áustria e França se encontravam abalados com a destruição de indústrias, rodovias, ferrovias, além da redução significativa do contingente populacional, cercade 15 milhões de pessoas morreram na Europa durante a guerra Mundial.
Os EUA foram os maiores beneficiados com a guerra:
Para os reforços da guerra eles produziam um navio por dia e um avião a cada 5 minutos no ano de 1939 a 1945 eles duplicaram a sua produção industrial e a indústria Aeronáutica passou a liderar a indústria Americana.
Plano Marshall
Com a destruição provocada pela guerra, aEuropa passou a enfrentar mais manifestações de contestação aos governos. Os Estados Unidos percebendo a crise na Europa concluiu que ela poderia por em risco o futuro do capitalismo e que prejudicaria a sua economia e que daria espaço para o comunismo. Com esse acontecimento o norte-americano sugeriu ajudar na recuperação dos países europeus. E com esse objetivo eles criaram o plano Marshall, quefoi investido cerca de 13 bilhões de dólares nos países europeus. Depois eles adquiriram matérias primas, e além de se beneficiar com o plano Marchall a França passou a elaborar seu próprio plano de recuperação econômica.
A Inglaterra também se recuperou, mais perdeu a importância econômica e politica. A Alemanha e a Itália também entraram em ritmo de recuperação.
Os EUA criou o planoMarshall que foi o apoio militar e econômico aos países que pudessem ser “dominados” pela URSS, A partir dessa estratégia a União Soviética criou, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político. A Alemanha aderiu ao plano Marshall, todavia foi dividida em Alemanha Oriental(pró-União Soviética) e Alemanha Ocidental (pró-Estados Unidos). Porém nessa mesma região seria construído o murro de Berlim que dividiu a cidade em dois lados: o Capitalista, a Oeste e o Socialista a Leste.


Guerra Fria
É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A guerra fria foi antes de tudo a disputa entreos EUA e a URSS para influenciar o resto do planeta; Os EUA queriam que o mundo inteiro fosse capitalista e aberto aos investimentos americanos, a URSS queria que o mundo inteiro se tornasse socialista, com partidos comunistas no governo e fieis ás orientações de Moscou. A guerra fria também foi à guerra de propaganda, para convencer o mundo de qual seria o melhor sistema para se viver oCapitalista ou o Socialista; Os feitos esportivos e científicos também ajudavam na propaganda.
Conflitos armados foram impulsionados por essa rivalidade entre as duas superpotências, entre eles estão: a Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, Revolução Cubana, os conflitos no Oriente Médio, conflitos entre grupos separatistas na África, além do apoio a golpes militares, como, por exemplo, a ditadura militar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mundo Pós Guerra, Guerra Fria, Mundo Bipolar e Nova Ordem Multipolar
  • A ordem Bipolar da Guerra Fria
  • Ordem bipolar da guerra fria
  • mundo bipolar guerra fria
  • O mundo bipolar – guerra fria.
  • A guerra fria e o mundo bipolar
  • Guerra Fria e Mundo Bipolar
  • Guerra Fria E O Mundo Bipolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!