O Modelo OSI

Páginas: 49 (12027 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014














2 O Modelo OSI








2.1 Tópicos Abordados

Beneficios Proporcionados pela Arquitetura em Camadas; Análise Individual das Camadas do Modelo ISOf OSI;
A Interatividade entre as Camadas;
• A Camada de Transporte e o Mecanismo de Controle de
Fluxo de Dados;
A Camada de Rede e uma Visão Geral de Roteamento de
Pacotes;
• Redes Ethernet;
• A CamadaFísica, Cabos e Conectores;
• O Processo de Encapsulamento de Dados;
• O Modelo de Três Camadas Proposto pela Cisco.

2.2 Histórico

Antes de iniciarmos, devemos entender os conceitos por trás de uma rede de dados: como os dados são formatados, organizados, transmitidos,recebidos,interpretados e,finalmente,como são utilizados. O objetivo deste capitulo é exatamente responderessas questões de forma clara e concisa.
Quando as primeiras redes de dados surgiram, computadores de um mesmo fabricante podiam tipicamente comunicar-se entre si. Por exemplo, empresas escolhiam ou uma solução IBM ou uma solução DEC1- nunca ambas, por uma questão de compatibilidade.

1Digital Equipment Carp. (hoje, a HP).



34 CCNA 4.1 - Guia Completo de Estudo

Obviamente,osusuários finais e mesmo os fabricantes decomponentes não estavam muito à vontade com esse cenário por uma série de razões. Eis um exemplo clássico:vamos supor que uma grande multinacional XYZ, que adota a IBM como fornecedora exclusiva para seu parque tecnológico, adquirisse uma empresa regional B que, em sua história, optou pela DEC como fornecedor de tecnologia. Como fazer para integrar aparte adquirida à parte existente? Sem nenhum tipo de padronização entre os fabricantes, a integração era um verdadeiro pesadelo - quando não impossível. Casos como esse foram o suficiente para deixar muitos consumidores insatisfeitos a ponto de exigirem uma solução para esse impasse: que os fabricantes chegassem a um acordo, e que compatibilizassem de alguma forma suas tecnologias.
Noinício da década de 80, a JS02, juntamente com representantes dos diversos fabricantes existentes,criou um grupo de trabalho para resolver o problema. Algum tempo depois,em1984, surgia o primeiro resultado desse esforço: o Modelo de Referência OSP. O modelo OSI foi criado com o intuito de padronizar a comunicação de dados e de permitir a interoperabilidade - independentemente de marca (fabricante)ou sistema utilizado, ou seja, compatibilizar hardware4 e software (protocolos) envolvidos, de alguma forma, com o transporte de dados.O modelo vinha exatamente como uma resposta às perguntas lançadas no início deste capítulo. Na verdade, ia mais longe, buscando a padronização da forma como os dados são formatados, organizados, transmitidos, recebidos, interpretados e (por que não?)utilizados. O modelo apresentava cada uma dessas fases através de "camadas", e em cada uma delas quais as regras (protocolos) a serem seguidas por todos os fabricantes- de software ou de hardware, de modo que o processo de comunicação de dados ocorresse de forma transparente.
O modelo 051 é um modelo de referência, ou seja, ele especifica todos os processos requeridos para que a comunicação dedados ocorra e divide esses processos em grupos lógicos, chamados layers (camadas). Sua adoção, contudo, não é obrigatória. Isso significa que um determinado fabricante tem a liberdade de desenvolver um protocolo que não se ajuste ao modelo, por exemplo. Esse protocolo é, então, chamado de "proprietário" e poderá ter problemas de compatibilidade com os demais existentes.Quando um sistemade comunicação de dados é baseado nesse tipo de modelo, sua estrutura é tida como uma "arquitetura em camadas".

2International Organization for Standardization.
3 Open Systems Interconnection - Norma ISO 7498, publicada em 1984.
4 A idéia inicial do projeto era padronizar apenas interfaces físicas.



O Modelo OSI 35

O modelo OSI de fato resolvia grande parte dos problemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo osi
  • modelo osi
  • Modelo osi
  • Modelo osi
  • Modelo osi
  • Modelo OSI
  • O que é o modelo OSI?
  • Modelo osi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!