O Mercosul e a União Europeia

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
O Mercosul e a União Europeia se preparam para fechar um acordo de livre comércio em 2012. A informação é do presidente da Delegação do Parlamento Europeupara as Relações com os Países do Mercosul, o deputado espanhol Luis Yáñez. Ele comanda uma comitiva de 11 deputados europeus que veio ao Brasil com objetivoduplo – discutir os termos do acordo e verificar o ambiente para consolidar as propostas.
“Viemos transmitir às autoridades brasileiras, não só de governo, doParlamento, dos meios de comunicação, da indústria, do mundo acadêmico, o que nós, europeus, pensamos sobre esse acordo e ver qual a reação do Brasil emrelação a ele”, disse Yánes, que passou os primeiros dias da semana em Brasília e segue para o Rio de Janeiro e São Paulo.
O parlamentar europeu acrescentou que aproposta em discussão representa um avanço sem comparações. “Vai ser o maior acordo do mundo entre dois blocos regionais. As possibilidades sãoimpressionantes: multiplicação do nível de intercâmbio, geração de prosperidade e de criação de empregos”, afirmou.
Segundo Yáñes, os europeus já têm estudos e aconsciência sobre o “alto custo” se o acordo não for firmado. Ele disse que a associação entre os dois blocos ajudaria a própria integração do Mercosul.
Evitandomencionar as pendências que há nas relações comerciais entre a União Europeia e o Mercosul nos campos agrícola e de produtos industrializados, Yánez optou porcitar as negociações que já avançaram. De acordo com ele, foram acordados mais de 90% dos pontos no setor industrial e mais de 80% no setor agrícola.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercosul uniao europeia
  • As negociações entre mercosul e união europeia
  • Mercosul & união europeia
  • Nafta, Mercosul e Uniao Europeia
  • União européia x mercosul
  • Mercosul e união européia
  • União européia e mercosul
  • Mercosul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!