O LUDICO COMO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Páginas: 13 (3035 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2014
O LUDICO COMO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

CLÉA SCHELBAUER
ELIZETE JANKOSKI NOGATZ
RITA DE FATIMA MARECK COELHO

Resumo

O presente artigo apresenta a importância das atividades lúdicas no procedimento de aprendizagem da criança com deficiência intelectual, bem como contribuir para o desenvolvimento não só no aspecto cognitivo da criança,mas também no seu desenvolvimento social, motor e afetivo. A metodologia adotada foi à pesquisa exploratória e bibliográfica. O tema que se trata o estudo é sobre o lúdico como desenvolvimento da aprendizagem em crianças com deficiência intelectual. O objetivo geral da pesquisa foi apontar a importância de se trabalhar o lúdico no desenvolvimento da aprendizagem nas crianças com deficiênciaintelectual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mais especificamente o estudo buscou: descrever a importância do lúdico como forma de desenvolver a criança com deficiência intelectual no processo ensino aprendizagem.

Palavras-chaves: Jogos e Brincadeiras, Educador, Inclusão, Deficiência Intelectual.


ABSTRACT

This paper presents the importance of play activities in the learning procedureof the child with intellectual disabilities, as well as contributes to the development not only in the cognitive aspect of the child, but also in their social, motor and affective. The methodology was exploratory and literature. The theme that this study is about as playful learning development in children with intellectual disabilities. The overall objective of the research was to point theimportance of working in the playful learning development in children with intellectual disabilities in the first years of elementary school. More specifically, the study sought to: describe the importance of playfulness as a way to develop a child with disabilities in the learning process.

INTRODUÇÃO

Ao longo da história a criança com deficiência intelectual sofreu com o preconceito existente, ecom a exclusão de qualquer atividade de integração a sociedade. A criança com deficiência intelectual tem a chance de desenvolvimento social, e inclusão como sujeito pertencente e participar das práticas culturais da sociedade.
O brincar ultrapassa a diversão e o lazer, e se torna essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Desta forma os jogos e brincadeiras são utilizadosna escola como uma importante atividade inserida como um meio pedagógico para auxiliar na construção do processo de desenvolvimento e ensino aprendizagem, pois estimula a socialização, a imaginação e a criatividade.
Esta forma peculiar de se conduzir o processo de ensino aprendizagem pode ser utilizada pelo professor para auxiliar as crianças com deficiência intelectual.
Sendo a brincadeira eo jogo algo inerente à infância, acredita-se que a pode auxiliar de forma bastante significativa nas aprendizagens das competências e habilidades esperadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Para operacionalizar os objetivos propostos para o estudo do tema, segundo recomendam Moreira e Caleffe (2006) a pesquisa se caracterizou como sendo exploratória e bibliográfica. A partir do conceitode Andrade (2001), a pesquisa exploratória tem como objetivos fornecer dados de um determinado tema de pesquisa. De outra forma segundo Moreira e Caleffe (2006, p. 74) a pesquisa bibliográfica “é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.


Deficiência Intelectual e o brincar no desenvolvimento da aprendizagem

Segundo oDocumento Subsidiário à Política Nacional de Inclusão: “Deficiência Mental é a incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas” (PAULON, 2007, p.13). Neste caso vários debates foram realizados para alteração do nome, a deficiência mental (DM) passou a ser chamada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A contribuição do lúdico no processo de aprendizagem da criança com deficiência intelectual
  • O desenvolvimento da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
  • O uso do lúdico no trabalho com crianças portadoras de deficiência intelectual
  • O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • A alfabetização da criança com deficiência intelectual
  • A inclusão de crianças com deficiência intelectual na
  • alfabetizar a criança com deficiencia intelectual
  • A importância do lúdico no processo de aprendizagem da criança com deficiência auditiva, na educação...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!