2251335*4

13812 palavras 56 páginas
FACULDADE DA ALDEIA CARAPICUÍBA
CURSO DE PÓS EM PSICOPEDAGOGIA

LUCILENE APARECIDA GABRIEL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

TAQUARITUBA
2013
FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA
CURSO DE PSICOPEDAGOGIA

LUCILENE APARECIDA GABRIEL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

TAQUARITUBA
2013

DEDICATÓRIA

Dedico a conquista dessa vitória a Deus, por dar-me vida e saúde; aos meus amigos, que tanto colaboraram, compreendendo minhas ausências; aos meus familiares que me incentivaram em todos os momentos e aos meus professores pela dedicação e incentivo.

AGRADECIMENTOS

A Deus, por ter-me dado força, coragem, serenidade e perseverança em todos os momentos levando-me a concluir o curso.
Aos meus familiares que apoiaram e colaboraram em várias situações.
Aos professores que, no decorrer desses quatro anos, deixaram suas marcas em minha existência.
À todas as pessoas que, direta ou indiretamente, participaram desta importante etapa, tornando possível a realização deste sonho.

RESUMO

A realização desse trabalho é constituída por uma análise critica da importância dos jogos para a criança com deficiência intelectual através de um aprofundamento teórico e metodológico que mostre relevância do lúdico no desenvolvimento da criança. Enfatiza o papel que os jogos simbólicos desempenham no desenvolvimento e servem como instrumento do qual a criança se apropria da cultura. A pesquisa sistematizada foi motivada pela constatação dos jogos não serem levados a sério tanto quanto o currículo. Assim como as brincadeiras, os jogos apresentam uma série de atividades de caráter lúdico e que ajuda os educadores em sua prática pedagógica. A criança D. I. adquire aprendizagem jogando, jogar fornece a ela oportunidade de construir uma identidade autônoma, cooperativa e

Relacionados