Artigoo Brunaaa

3199 palavras 13 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CRUZEIRO DO OESTE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Bruna Rafaela Vertuan Nascimento
Damaris Cardoso

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

GRANDES RIOS
2014

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Bruna Rafaela Vertuan Nascimento
Damaris Cardoso

RESUMO: a Educação Especial é como o conjunto de recursos educacionais postos a disposição dos alunos que em alguns casos poderão necessitá-los de forma temporária e, em outros, de forma contínua ou permanente. O atendimento de alunos da educação especial requer propostas educacionais flexíveis e adequadas ao currículo. Isso requer modificações no fazer pedagógico que removam as barreiras que impedem a aprendizagem e favoreçam a participação efetiva dos alunos no processo de escolarização.
O presente trabalho teve como objetivo realizar uma discussão a importância do lúdico na aprendizagem com crianças especiais. Para tanto, pretende-se traçar a trajetória histórica da educação especial e do processo de inclusão; discutir-se a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais e propor-se atividades lúdicas como metodologia de trabalho do professor na sala de aula. O estudo permitiu compreender que o lúdico é significativo para a criança poder conhecer, compreender e construir seus conhecimentos tornar-se cidadã deste mundo, ser capaz de exercer sua cidadania com dignidade e competência. É de extrema importância que a criança descubra e construa por si mesma os significados por meio de jogos e brincadeiras.

Palavras-Chave: lúdico; inclusão; aprendizagem; educação especial.

1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo realiza uma discussão sobre a importância do lúdico na educação especial. Nota-se que o brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, apreendem o espírito de inclusão de grupo, e também a

Relacionados