relat 4 de quimica organica - saponificação

1140 palavras 5 páginas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Instituto de Biociências – IBIO

Departamento de Ciências Naturais – DCN

Disciplina: Química Orgânica

Professora: Samira

Aluno: Samiris Sampaio Freire Ornellas

Curso: Biologia - noturno

Prática realizada no dia: 27/04/2015

SAPONIFICAÇÃO

Rio de Janeiro

OBJETIVO

Produzir sabão de sódio utilizando como matéria-prima um óleo de cozinha usado.

INTRODUÇÃO

Óleos e gorduras são os lípidios mias encontrados na natureza, e são formados de associações entre um molécula de glicerol e outras tres unidades de ácidos graxos (AG). Dessa forma óleso e gorduras são esteres de glicerol ou triglicerídeos (TG) ou ainda triacilglicedídeos.
Uma maneira de conseguia a quebra de um TG é através de tratamento com soluções alcalinas concentradas a quente. Como resultado temos a liberação do glicerol e formação de sais de ácidos graxos, com a incorporação de sódio à molecula de ácido graxo. Esses sais são os sabões e a reação denomina-se saponificação, que é a via de fabricação para sua comercialização no mercado atual.

Temos acima um exemplo de sabão que pode ser formado a partir da hidrólise do tripalmitil-glicerol, um dos constituintes do óleo de soja, o mesmo usado nesta aula prática. O exemplo acima demonstra a formação de um sal de sódio. Os sabões constituídos por sais de sódio (Na+) e de potássio (K+) são solúveis. Em contrapartida, os sais de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+), formados a partir da reação do lipídeo com Ca(OH)2 e Mg(OH)2, respectivamente, são insolúveis e precipitam. A precipitação é muito útil no processo de purificação dos sabões e também pode ser feita por adição de ácido forte (como o HCl) ou NaCl.
A essas moléculas apresentam caráter hidrofílico e hidrofóbico, polar e apolar, ao mesmo tempo, recebem o nome de anfóteras. São formadas por íons

Relacionados

  • Quimica
    26360 palavras | 106 páginas