O livro de Isaías

Páginas: 22 (5265 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014









O PROFETA ISAÍAS
 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar o livro de Isaías com algumas das suas particularidades, especificamente ascircunstâncias históricas do documento e do seu contexto, além da análise do contexto circunstancial da perícope assinalada.
histórico.
 Visão geral
         O profeta Isaías tem seu livro classificado na sessão dos “profetas maiores” doAntigo Testamento. Tal classificação deve-se à extensão dos escritos, contudo pode-se afirmar que ele também se destaca diante do conteúdo de suas mensagens, assim como a sua pessoa. Várias foram as designações dadas a ele, tais como “o rei dos profetas”, “o profeta messiânico” e “o profeta evangelista”. Seu livro é considerado por alguns como “a Bíblia em miniatura”
Propósito: incentivar oscontemporâneos do profeta a serem leais ao ETERNO e exortar os futuros leitores exilados a se arrependerem de seus pecados e a confiarem que, após o exílio, o ETERNO abençoaria o remanescente fiel e as outras nações de maneira como nunca antes eles haviam sido abençoados.
         Data: c. 686-650 a.C.
AV I D A D O P R O F E T A
Seu nome.
O nome de Isaías (whyesy) é uma combinação de duas outraspalavras hebraicas cujo significado seria “Yahweh é salvação”, ou “Yahweh deu salvação”, ou “Salvação de Yahweh”. O nome na cultura hebraica é significativo podendo determinar uma situação presente,ou sendo determinada por ela; podendo ainda corresponder ao caráter presente do seu protagonista. Ridderbos (1986, p. 9) ainda faz uma conjectura interessante sobre ascircunstâncias para o nome doprofeta ao escrever: “Talvez os pais de Isaías lhe deram estenome para expressar a sua gratidão pela bênção experimentada por ocasião do nascimento doseu filho”. Apesar deste comentário não encontrar evidências internas e tradicionais, aindaassim, o nome de Isaías, certamente, cumpre o seu papel, uma vez que em sua mensagem eleapresenta o Santo de Israel promovendo a salvação do seu povo mediante seuServo.

Verdades fundamentais:
        Yaohu chamou Isaías para advertir o seu povo sobre a decisão divina de manda-los para o exílio e para garantir que, no futuro, após o exílio, o povo voltaria a receber bênçãos sem precedentes.
       A confiabilidade de Isaías foi demonstrada pelo cumprimento de muitas de suas primeiras profecias, feitas antes de o seu livro ser escrito.
   Asmaravilhosas predições de Isaías sobre o fim do exílio na Babilônia e a restauração certamente aconteceriam, mas somente os arrependidos em Israel e entre os gentios desfrutariam dessas bênçãos.

DESENVOLVIMENTO
A atividade do profeta. Livro aberto, incessantemente ampliado, o livro de Isaías poderia ser comparado a uma biblioteca, talvez a biblioteca profética por excelência. Mas este aspecto deantologia põe justamente em relevo o papel essencial desempenhado pelo profeta Isaías enquanto vivo e, depois da sua morte, na memória do povo. Este personagem extraordinário foi chamado a profetizar enquanto era ainda relativamente jovem, em 740, e sua atividade se estendeu por um período de, no mínimo, quarenta anos. Seu aparecimento no cenário da história coincide com o período de prosperidadeconhecida por Judá sob o longo reinado de Uzias (ou Azarias, cf. 2Rs 15,1-7), mas que tinha como contrapartida o desenvolvimento de luxo, o advento de uma classe de proprietários que açambarcavam todas as terras, o esmagamento dos pobres. O profeta só pode estigmatizar o que considera como o contrário da justiça querida por Yaohu e anunciar a cólera dEle. Alguns anos antes, Amós falara na mesma linguagemao povo de Samaria.
         É no começo do reinado de Acaz (2Rs 16,1-20) que Isaías desponta no primeiro plano da atualidade política: enquanto Arã, cuja capital é Damasco, e Israel, cuja capital é Samaria, tentam levantar-se contra o poder cada vez mais ameaçador da Assíria, o rei Acaz de Judá, ao contrário, estima que a melhor solução é submeter-se à proteção do rei da Assíria, o que lhe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro de isaias
  • Profecias Messianicas do livro de Isaías
  • LEITURA DO LIVRO RECORDAÇÕES DO ESCRVÃO ISAÍAS CAMINHA
  • isaías
  • Profeta Isaías
  • Profeta isaias
  • ISAÍAS 52
  • Isaias Raw

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!