Black and Scolhes

423 palavras 2 páginas
A DECOMPOSIÇÃO DO VaR:

As ferramentas de decomposição do VaR auxiliam o processo de administração de risco. Elas possibilitam que se determine, por exemplo, que posição o administrador da carteira deve alterar para atingir um VaR mais adequado aos seus objetivos e também possibilitam uma análise da contribuição dos ativos para o risco da carteira, em função do critério desejado.
Essas informações podem ser úteis na identificação das fontes de exposição ao risco da carteira, proporcionando informações para o monitoramento de limites às posições e também para a avaliação do desempenho individual dos administradores de carteiras.
Esta decomposição também ajuda a avaliar o impacto de compras potenciais de ativos para o VaR da carteira.

O VaR MARGINAL (MCTR)

O Var marginal é a métrica que mede a variação do VaR da carteira resultante do aumento ou da redução de uma pequena quantidade do ativo ou fator em análise. Em outras palavras é a derivada parcial do risco da careira em relação ao peso do componente que estamos analisando.

Sua fórmula é dada por:

Sendo wi o peso do ativo no portifólio e σi o desvio padrão do mesmo.
O Var marginal é calculado numericamente pelo sistema Cyrnel e é dado pela métrica MCTR.

VaR COMPONENTE (CTR)

O Var Componente é uma divisão da carteira que indica aproximadamente quanto o VaR do porfólio vai mudar se um fator de risco for removido da mesma assim como nos dá uma ideia de quanto aquele ativo está contribuindo percentualmente para o Var da carteira.
Em uma análise crua poderíamos dizer que um ativo ou fator que tenha Var componente no valor de 30% seria responsável, portanto, por 30% do Var do fundo.
Se substituirmos o ativo ou fator em análise por uma posição em caixa então esperamos que o risco do fundo seja reduzido em 30%.

O Cyrnel dispõe de uma aproximação linear para o Var componente baseada no valor de var marginal do ativo, essa métrica é o CTR.

Observações:

Valores de CTR negativos

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas