O Fator Melqisedeque

2482 palavras 10 páginas
O fator Melqisedeque: o testemunho de Deus nas culturas através do mundo (Mundo Cristão, 1995, tradução de Nedy Siqueira), de autoria de Don Richardsoni e publicado originalmente com o título Inglês Eternit in their hearts (1981). Introdução
Don Richardson objetiva mostrar que a revelação de Deus à humanidade acontece em dois níveis, que ele chama de Fator Abraão e Fator Melquisedeque. O primeiro fator é uma referência à revelação especial de Deus na Bíblia, tendo como veículo principal a nação de Israel, cujo progenitor é Abraão. O segundo fator diz respeito à revelação geral-original do Criador a todos os povos, de todas as culturas, muitos dos quais, em sua forma primitiva de viver, ainda deixam transparecer alguns resíduos alojados em sua consciência acerca do projeto de Deus para o mundo, e cujo referencial maior é o cananeu Melquisedeque, o qual, apesar de fazer parte de um povo alheio à aliança de Deus com Abraão, demonstrou um conhecimento considerável.
Para o autor, a revelação geral configurou-se em um terreno propício para o que Richardson chama de revelação especial (o fator Abraão). Deus providenciou um Salvador para todos os povos, por meio de um homem que ele escolheu, a quem se revelou, fez promessas, e jurou por Si mesmo que as cumpriria. No livro em questão, o autor mostra que essas práticas, para muitos estranhas, na verdade são permissões de Deus que através de Sua soberania, prepara o mundo para receber o evangelho de Cristo. Há o desafio do autor para os pregadores preocupados nessas culturas, enxergarem essas divergências não as demonizando, apenas, mas como caminhos de salvação. O autor mostra de forma geral que o mundo, exatamente assim, diversificado, fora preparado por Deus para o evangelho, mostrando que apesar das distorções praticadas pelos povos com relação à religião, sempre aparecerá entre essas culturas pessoas ou grupos tementes a Deus.

O livro se estrutura em duas partes:
1) O mundo preparado para o evangelho –

Relacionados

  • Resenha de Melquisedeque
    10577 palavras | 43 páginas