O ENCONTRO DO LEITOR COM A PALAVRA ALHEIA: LEITURAS BAKHTINIANAS

3182 palavras 13 páginas
O ENCONTRO DO LEITOR COM A PALAVRA ALHEIA:
LEITURAS BAKHTINIANAS
Bruna Sola Ramos1
Ilka Schapper 2
RESUMO
O presente ensaio busca mapear o movimento discursivo que coloca a leitura no lugar privilegiado de encontro com a palavra alheia. Fundamentadas na teoria enunciativa de Bakhtin, trazemos à discussão dois conceitos que nos auxiliam a pensar a relação do leitor com o texto no cenário escolar: o discurso de autoridade e o discurso internamente persuasivo. Com este enfoque conceitual procuramos compreender a leitura como um processo de apropriação lingüístico/discursiva, fundado não apenas na repetição e no reconhecimento da palavra de outrem, mas em sua re-elaboração pelo leitor.
Palavras-chave: leitura; escola; discurso de autoridade/discurso internamente persuasivo. INTRODUÇÃO
No cenário acadêmico, a díade leitura/escola tem sido discutida nos muitos estudos que deram/dão visibilidade às práticas leitoras desenvolvidas no cotidiano escolar. Com eles, o ato de ler ganhou novos contornos teórico/práticos, para além da decodificação, dos exercícios de metalinguagem e da leitura como pretexto para aprendizagens tidas como significativas. É o momento em que os usos sociais da língua assumem seu protagonismo nos estudos sobre a leitura, colocando em cena a diversidade dos modos de ler e os múltiplos gêneros e materialidades de textos com os quais o leitor passa a interagir. Esses estudos também colocam em xeque a forma como a leitura tem sido trabalhada na escola, ainda ancorada em práticas que se sustentam na univocidade do sentido e nas interpretações legitimadas.
No conjunto dos discursos já mencionados sobre leitura, a teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin pode trazer uma entonação outra ao universo da relação do leitor com o texto. O pensamento do autor russo, notadamente marcado por uma percepção dialética da linguagem, nos permite pensar a leitura como produção de sentidos, instância discursivo-simbólica mediadora das relações entre sujeitos.
Apesar de

Relacionados

  • M08_ferreira - A EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS
    26954 palavras | 108 páginas