O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
“O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET”.

1. Qual o objetivo principal do texto?
2. Qual a característica principal da epistemologia genética?
3. Apresente o conceito de sujeito para Piaget.
4. Qual a diferença entre organização e adaptação conforme Piaget?
5. Explique o processo de assimilação.
6. Mostre a diferença entre autoregulação e auto-organização.
7. Apresente ascaracterísticas principais da auto-organização da inteligência.
8. Quais são segundo Piaget, os estágios do desenvolvimento intelectual da criança.
9. Explique a citação “Compreender as possibilidades e limites do objeto é a mesma coisa que compreender as possibilidades e limites do sujeito”.
10. O que Piaget quis dizer com a frase: “Sempre corremos atrás e isso é a ciência”.
11. Aponte as idéiasprincipais das considerações finais do autor.

Resposta:

1. O texto objetiva o esforço de compreender o homem em todas as suas formas e maneiras,englobando-o desde o nascimento até o mais completo nível de maturidade e estabilidade. O estudo também tem como propósito tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giramas concepções do método psicogenético de Piaget, oqual, segundo Coll e Gillièron (1987:30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador desconhecimentos válidos".


2. A teoria epistemológica tem como característica principal a linha interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com omeio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais inteligente será o indivíduo.

3. Também conhecido como sujeito epistêmico e o sujeito do conhecimento, é o resultado de uma construção a partir da ação do próprio sujeito que conhece e que constrói o seu conhecimento atuando sobre o objeto de conhecimento. Segundo Piaget o conhecimento não é pré-existente (inato) nemtampouco fruto daquilo que se percebe da experiência direta; ele se dá a partir das ações e interações do sujeito com o ambiente em que vive. A palavra não tem o significado que o senso comum atribui. Para ele o termo "conhecer" tem sentido abrangente: organizar, estruturar e explicar, porém, a partir do experienciado. Conhecer é algo que se dá a partir da vivência, ou seja, da ação sobre o objeto doconhecimento.


4. Do ponto de vista biológico, organização é inseparável da adaptação: Eles são dois processos complementares de um único mecanismo, sendo que o primeiro é o aspecto interno do ciclo do qual a adaptação constitui o aspecto externo.Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da idéia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizaçõesdo meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. Assim, Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico. Para Piaget, a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo.A adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicasinerentes a todas as espécies. A outra tendência é a organização. Que constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes. Ainda segundo o autor, a adaptação acontece através da organização, e assim, o organismo discrimina entre a miríade de estímulos e sensações com os quais é bombardeado e as organiza em alguma forma de estrutura. Esse processo de adaptaçãoé então realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação.

5. É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento...) a um esquema ou estrutura do sujeito.
Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • : O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET
  • O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET
  • O desenvolvimento humano na teoria de piaget
  • DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET
  • O Desenvolvimento Humano Na Teoria De Piaget
  • O desenvolvimento humano na teoria de piaget
  • teoria desenvolvimento humano jean piaget
  • A teoria do desenvolvimento humano de jean piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!