O conceito de Didática: Refletindo abordagem pedagógica no ensno e aprendizagem da matemática

450 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
ACADÊMCO: RONILDO ALVES PORTO
RA: 1112830

O conceito de Didática: Refletindo abordagem pedagógica no ensino e aprendizagem da matemática

Por muito tempo o ensino do Componente Curricular de matemática resumia-se no ensino de operações e contas enormes sem qualquer correspondência com a realidade do aluno. Como sabemos na abordagem tradicional o conhecimento estava centrado na figura do professor, sendo o aluno o sujeito ouvinte e depósito do conhecimento transmitido pelo professor.
Ao longo do tempo o ensino de matemática vem sendo mera transmissão de conhecimento do professor ao estudante, sendo que não são levadas em consideração as experiências dos sujeitos no contexto da aprendizagem. Nessa perspectiva convivi no meu tempo de fundamental e médio com professores que conceituam o ensino de matemática como conjunto de técnicas, como se fosse conhecimento terminável, transmitiam o conhecimento matemático como algo estático e não dinâmico e contextualizado. Com os estudos realizados percebe-se que a abordagem tradicional para o momento da prática e do aprendizado de muitas pessoas funcionou, sendo que a missão do professor conforme Mzucami ( 1981) é considerada catequética e unificadora da escola envolvendo programas minuciosos. Todo o processo ensino e aprendizagem voltavam sempre para a figura professor e dos testes finais.
Entretanto, apesar de encontramos ainda hoje práticas do ensino de matemática anda ultrapassados e descontextualizados encontramos educadores que estão dispostos a mudança e tem plena convicção de que o alvo da aprendizagem é o aluno, e, sobretudo, que o processo avaliativo é continuo, dinâmico e processual. Anda vale ressaltar que a aprendizagem acontece quando há interesse do aprendiz que o professor deve considerar as especificidades de cada turma, série/ano, comunidade/escola.
Por tudo isso considero que aprendizagem deve ser significativa e coerente com a realidade de cada

Relacionados