O arranjo produtivo local como potencializador da vantagem competitiva: a visão dos participantes do apl de turismo da região lagoas em alagoas – victor sgarbi

1258 palavras 6 páginas
O Arranjo Produtivo Local como potencializador da vantagem competitiva: A visão dos participantes do APL de turismo da região Lagoas em Alagoas – Victor Sgarbi
O artigo aborda questões sobre os aspectos motivadores para o aumento da competitividade das empresas participantes de um APL de serviços, na perspectiva dos que fazem parte do APL de Turismo Região Lagoas.
Introdução
Com a criação do mercado internacional, proporcionado pela globalização, ocorreram diversas mudanças no contexto mundial. As empresas passam a buscar, constantemente, uma vantagem competitiva sustentável, e isso se torna cada vez mais difícil devido à entrada de concorrentes mundiais nos mercados internos dos países. As pequenas empresas, não preparadas para tal competição, acabam entrando em decadência ou buscando formas de continuar competitivas, e a formação de redes se mostra bastante eficiente nesse aspecto.
As redes de cooperação estão se espalhando pelo mundo e no Brasil ganhou maior força com a criação, pelo Governo Federal, do Grupo de Trabalho Permanente (GTP-APL), com o objetivo de integrar ações governamentais, e de outras agencias, para estimular esses arranjos produtivos.
Com os estudos da chamada Terceira Itália pode-se observar que a formação de redes organizacionais foi positiva e incentivadora para o processo de reestruturação do país. Diversos autores estudaram as redes de empresas e enumeraram suas principais vantagens como Castells, Porter, Esser, Coutinho, Ferraz e Machado.
Competitividade
O conceito de competitividade é amplamente discutido e diversas tentativas de estabelecer teorias e modelos capazes de explicar e avaliar suas causas são levados a efeito. Apesar de não haver uma definição especifica e única para o que é competitividade, é fato a preocupação das empresas em lidar com a concorrência e competição cada vez maiores.
Porter ressalta a importância que as forças competitivas exercem sobre a empresa, pois a competição não se manifesta apenas na própria

Relacionados