O antigo Egito

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
⦁ A arte do Antigo Egito


Começou a formar-se há mais ou menos quatro mil anos antes de Cristo, nas proximidades do Rio Nilo. O rio, um verdadeiro oásis no deserto, foi essencial para a concentração de uma população mesclada entre mediterrâneos, asiáticos e africanos, que, principalmente a partir de 3300 a.C., tinham na agricultura e no pastoreio suas principais atividades, guiadas pelascheias do Nilo. Juntamente com os povos Mesopotâmicos, os egípcios foram os primeiros a atingir o estado de civilização. Após a unificação do norte e sul, por volta de 3000 a.C., O Egito foi cada vez mais se desenvolvendo.
Nesse período inicial da história antiga do país - conhecido como período Pré-Dinástico - encontramos alguns aspectos da cultura e arte egípcia que acabariam por orientar asépocas subsequentes. A escrita dava seus primeiros passos, bem como as técnicas sobre metais (em especial os mais moles como o ouro e o cobre), a tecelagem e a cerâmica. Já é dessa fase o hábito de se representar os governantes, como Narmer (provavelmente o rei que unificou os reinos do Norte e do Sul) em larga escala, em tamanho muito superior aos demais objetos representados - essa característica darepresentação egípcia permanece durante quase toda sua história.
A arte e a cultura egípcia, de uma maneira geral, era bastante conformista e tradicional. As mudanças não eram bem vistas e os padrões estéticos mantiveram-se praticamente sem alterações por praticamente três mil anos .O período da História egípcia, entre aproximadamente 2780 a.C. e 2200 a.C., é conhecido como Antigo Império ouReino Antigo. São dessa época as primeiras construções de pirâmides, monumentos funerários extremamente elaborados, que são uma das marcas registradas do antigo Egito. Essas enormes construções geométricas de pesadas pedras, simbolizando profunda solidez e força, eram construídas para abrigarem, em seu centro, a múmia do faraó.
A arte, de uma maneira geral, manteve o estilo que se consolidou no AltoImpério. Um exemplo da arte realizada nessa época pode ser dado pelas pinturas realizadas na parede do túmulo de Chnemhotep, cerca de mil e novecentos anos antes de Cristo, nas proximidades de Beni Hassan.

Características da arte no Antigo Egito:
⦁ A arte egípcia era monumental e de grande beleza e está ligada à religião, ou seja, ao culto dos deuses e dos mortos.
⦁ Arquitectura A crençana imortalidade levou os egípcios a construírem imponentes túmulos: As Pirâmides
⦁ As pirâmides eram sempre construídas na margem esquerda do Nilo.





⦁ As caracteristicas no Egito


A civilização egípcia se iniciou com base no Rio Nilo, por volta do ano de 3150a.C. e terminou por volta de 30a.C., que fica na parte nordeste da África. Uma característica principal foi a mumificação, e aprincipal construção lembrada hoje são as pirâmidesΔ.
Elas eram usadas como túmulos para faraós e pessoas próximas a eles. Seus pertences, como jóias, eram colocadas no túmulo.
A sociedade era politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Um deles era Anúbis, que era o Deus da Morte. Sua figura tinha a forma de um Chacal.
A economia era agrícola, com colheita em Abril.
A mumificaçãoegípcia é uma das coisas mais lembradas. Sua função era preservar os corpos para que eles passassem para a próxima vida com segurança, e estivesse pronto para quando voltasse a este mundo.



⦁ As Piramedes de Gizé

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, é a mais antiga das Sete Maravilhas do mundo antigo – e a única que ainda existe. Erguida em 2550 a.C., foi trabalho para muita gente. Estima-seque 100 mil homens tenham participado de sua construção, que levou cerca de 20 anos. Eram homens livres, pagos muitas vezes com comida e cerveja.
Três construções formam o complexo conhecido como Pirâmides de Gizé. Mas apenas a maior, a Grande Pirâmide, é considerada uma das maravilhas. Ela foi construída pelo faraó Quéops (seu nome egípcio era Khufu; Quéops é o nome grego, mais famoso) para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antigo egito
  • antigo egito
  • Egito Antigo
  • ANTIGO EGITO
  • O egito antigo
  • Antigo Egito
  • ANTIGO EGITO
  • antigo egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!