Antigo egito

Páginas: 3 (578 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Antigo Egito 

Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje é o país moderno Egito. Era parte de umcomplexo de civilizações, as Civilizações do Vale do Nilo, dos quais as regiões ao sul do Egito (hoje no Sudão, Eritréia, Etiópia e Somália) são uma parte. Tinha como fronteira a norte o MarMediterrâneo, a oeste o deserto da Líbia, a leste o deserto Oriental Africano e a sul a primeira catarata do rio Nilo.
A civilização egípcia se aglutinou em torno de 3150 a.C. com a unificação política doAlto e Baixo Egito, sob o primeiro faraó, e se desenvolveu ao longo dos três milênios. Sua história ocorreu três grandes reinos marcados pela estabilidade política, prosperidade econômica e florescimentoartístico, separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como Períodos Intermediários. O Antigo Egito atingiu o seu auge durante o Império Novo, uma era cosmopolita durante a qual oEgito dominou graças às campanhas militares do faraó Tutmés III, uma área que se estendia desde Curgos (na Núbia, entre a quarta e quinta cataratas do rio Nilo) até ao rio Eufrates, após o que entrou emum período de lento declínio. O Egito foi conquistado por uma sucessão de potências estrangeiras, neste período final. O governo dos faraós terminou oficialmente em 31 a.C. quando o Egito caiu sobo Império Romano e se tornou uma província, após a derrota da rainha Cleópatra VII na Batalha de Ácio.
A civilização egípcia foi umas das primeiras grandes civilizações da Humanidade e manteve durante asua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas explicáveis em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contactoscom o estrangeiro tenha sido também uma realidade.
O sucesso da antiga civilização egípcia foi causado em parte por sua capacidade de se adaptar às condições do Vale do rio Nilo. A inundação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antigo egito
  • antigo egito
  • Egito Antigo
  • ANTIGO EGITO
  • O egito antigo
  • Antigo Egito
  • ANTIGO EGITO
  • antigo egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!