gerenos textuais

Páginas: 8 (1984 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
Conhecimento comunicacional

Diz respeito à: quantidade de informações necessária, numa situação comunicativa concreta, para que o parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo da produção de texto, seleção de variante linguística adequada a cada situação de interação, adequação de gênero textual á situação comunicativa.

Oconhecimento metacomunicativo
É o que, mediante sinais de articulação ou apostos textuais, atividades de formulação ou construção textual, permitem ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação, pelo leitor, dos objetivos com que é produzido. Neste exemplo, a metacomunicação é feita por meio do itálico em palavras que pertencem a léxico estrangeiro e do negrito para destacarvocábulos fundamentais do texto final de capítulo.
O conhecimento superestrutural
Ou conhecimento sobre gêneros textuais, permite ao leitor reconhecer um texto como pertencente a determinado gênero (romance, conto, crônica, poesia, entrevista, teatro etc.), ou tipo (narrativo, descritivo, expositivo, injuntivo e argumentativo).Frames – Modelos de situação
A compreensão de um texto depende de diversos conhecimentos, que vão organizar-se em cada leitor de acordo com os “modelos episódicos”, frames ou “modelos de situação” com que se habilitam à leitura, os quais constituem resultados de experiências cotidianas, do dia a dia, determinados no espaço e no tempo egeneralizados na medida em que várias experiências semelhantes se tornam comuns aos membros de uma mesma cultura ou de certo grupo social.
Texto, leitura e sentido.
A leitura é uma atividade altamente complexa de produção de sentidos que se realizam, evidentemente, com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na suaforma de organização, mas que requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes. Subjacente a essa concepção de leitura, encontra-se o pressuposto do qual o sentido de um texto não existe a priori, mas é construído na interação sujeitos-texto. Assim sendo, na e para a produção de sentido, é necessário levar em conta o contexto.
O contexto linguístico
Naleitura do texto, o contexto linguístico orienta-nos na construção da imagem do menino, segundo sugestão expressa no próprio título Menino cheio de coisa. Além do linguístico, a leitura do texto demandará a (re) ativação de outros conhecimentos armazenados na memória, os quais nos possibilitarão situar o protagonista da estória nos tempos atuais e desvelar, na “inocente estorinha”, uma críticaao modo como as crianças de hoje são educadas – alimentadas pelo consumismo, incapazes de aceitar em uma negação. Assim, a produção de sentido se realiza à medida que o leitor considera aspectos contextuais que dizem respeito ao conhecimento da língua, do mundo, da situação comunicativa.
Concepção de contexto
A inter-relação de situações que envolvemo texto forma o seu contexto. É, simultaneamente, a junção de elementos linguísticos e sociais e da troca de dados em comum entre o emissor e o receptor, envolvendo os elementos do ambiente que favorecem seu entendimento e significado.
A leitura e a escrita são resultado de processos sociais e culturais. Ler significa produzir sentido e é um ato interativo entre o autor e o leitorpor meio do texto. O leitor constrói significados a partir de conhecimentos adquiridos ao longo de. suas experiências de vida. O conhecimento é adquirido socialmente, no âmbito das relações humanas. Concepção de contexto Quando adotamos, para entender o texto, a metáfora do iceberg, que tem uma pequena superfície à flor da água (o explícito) e uma imensa superfície subjacente, que fundamenta a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Textual
  • Textuais
  • textual
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR TEXTUAL
  • Tipo textual e gênero textual
  • Tipos Textuais E Generos Textuais
  • Gêneros Textuais e Sequências Textuais.
  • Gênero Textual e Tipo Textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!