M SCARA DO PROJETO DE LITERATURA
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LETRAS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
EQUIPE N.º
NOME DOS ALUNOS (centralizado, letra 12)
Nome do participante 1,Amelivalda
Nome do participante 2,
Nome do participante 3,
e assim por diante, em ordem alfabética
TÍTULO DO PROJETO
(centralizado, letra 16, maiúsculas)LITERATURA:CONHECIMENT E
HUMANIZAÇÃO DO LEITOR
1. INTRODUÇÃO
Pretendemos neste projeto, abordar os conhecimentos entre a Literatura e suas causas no homem, ou seja: Literatura, conhecimento e Humanização do Leitor.
O estudo da obra de Antonio Candido “A literatura e a vida social” vem nos mostrar como esse processo acontece na sociedade na qualestamos inseridos.
2. JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a necessidade de uma nova ótica na abordagem da literatura com os alunos, são feitos,neste trabalho,
São feitos neste trabalho alguns questionamentos relacionados à Literatura enquanto arte e os efeitos que ela é capaz de produzir nos indivíduos de uma determinada sociedade.
Ou seja: o que uma sociedade poderá produzir em termosliterários com os efeitos que ela poderá causar e refletir nas obras literárias, tanto na forma quanto nos conteúdos?
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL (indicar apenas 1)
Desenvolver, conhecer, aperfeiçoar o contato a literatura de acordo com os textos dos teóricos Antonio Candido.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (indicar 2 ou 3 no máximo)
Verificar as relações de causa e efeitoentre a Literatura e a sociedade.
Identificar obras literárias e suas funções específicas de acordo com os textos lidos.
I.
4. METODOLOGIA
No desenvolvimento deste trabalho a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, baseado nos textos propostos pela orientadora. , fazendo uso de fichamento de “A literatura e a vida Social” com o auxilio do “conto A Saga”de Sophia de MelloBreyner.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5.1 A LITERATURA E A FORMAÇÃO DO HOMEM
Candido argumenta que de fato, quando enfocamos função no domínio da literatura, logo vem a mente "função da literatura como um todo", seguindo de "função de uma determinada obra" e por último, "função do autor", tudo isso voltado aos receptores.
Antonio Candido (2004) sobre a literatura como fator de humanização,notamos a necessidade premente de valorizar o ensino da literatura, na Educação Básica, através da leitura do texto literário, como requisito fundamental à formação de leitores e à formação humana desses leitores, aspectos centrais da relação literatura e ensino. Isto porque é fato notório que, na maioria das vezes, a escola trabalha a leitura literária, desvinculando-a da realidade e dasexpectativas e necessidades dos alunos.
A literatura é a ponte que nos liga ao mundo das artes e nos ensina a pensar em torno da realidade e do ideal que temos de vida e sociedade, permitindo que possamos repensar atitudes e crenças. De acordo com Cândido, "(...) a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viversem ela, isto é, sem possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação". Porque todo ser humano e toda sociedade tem a necessidade de ter ideais e sonhos, não importa se sejam conscientes ou inconscientes.
O autor Antônio Cândido preza por uma análise sistemática a cerca da contribuição das ciências sociais para com o estudo de literários, não esquecendo de atribuir importânciacrítica literária pura e simples, analisando o vinculo entre a obra e o ambiente
As questões perpassadas por Antonio Candido, mostrou um caráter humanizador da literatura, por meio do seu texto, ele ressaltou que a obra literária merece um enfoque que ultrapasse seus limites estruturais, mostrando que a literatura tem uma força capaz de Antonio Candido aborda o conhecimento do ser humano em suas...
Por favor, assinar para o acesso.