M SCARA DO PROJETO DE LITERATURA

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2015

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LETRAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
EQUIPE N.º
NOME DOS ALUNOS (centralizado, letra 12)
Nome do participante 1,Amelivalda
Nome do participante 2,
Nome do participante 3,
e assim por diante, em ordem alfabética


TÍTULO DO PROJETO
(centralizado, letra 16, maiúsculas)LITERATURA:CONHECIMENT E

HUMANIZAÇÃO DO LEITOR











1. INTRODUÇÃO

Pretendemos neste projeto, abordar os conhecimentos entre a Literatura e suas causas no homem, ou seja: Literatura, conhecimento e Humanização do Leitor.
O estudo da obra de Antonio Candido “A literatura e a vida social” vem nos mostrar como esse processo acontece na sociedade na qualestamos inseridos.


2. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a necessidade de uma nova ótica na abordagem da literatura com os alunos, são feitos,neste trabalho,
São feitos neste trabalho alguns questionamentos relacionados à Literatura enquanto arte e os efeitos que ela é capaz de produzir nos indivíduos de uma determinada sociedade.
Ou seja: o que uma sociedade poderá produzir em termosliterários com os efeitos que ela poderá causar e refletir nas obras literárias, tanto na forma quanto nos conteúdos?


3. OBJETIVOS


3.1 OBJETIVO GERAL (indicar apenas 1)

Desenvolver, conhecer, aperfeiçoar o contato a literatura de acordo com os textos dos teóricos Antonio Candido.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (indicar 2 ou 3 no máximo)

Verificar as relações de causa e efeitoentre a Literatura e a sociedade.
 Identificar  obras literárias e suas funções específicas de acordo com os textos lidos.


I.
4. METODOLOGIA

No desenvolvimento deste trabalho a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, baseado nos textos propostos pela orientadora. , fazendo uso de fichamento de “A literatura e a vida Social” com o auxilio do “conto A Saga”de Sophia de MelloBreyner.


5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5.1 A LITERATURA E A FORMAÇÃO DO HOMEM
Candido argumenta que de fato, quando enfocamos função no domínio da literatura, logo vem a mente "função da literatura como um todo", seguindo de "função de uma determinada obra" e por último, "função do autor", tudo isso voltado aos receptores.
Antonio Candido (2004) sobre a literatura como fator de humanização,notamos a necessidade premente de valorizar o ensino da literatura, na Educação Básica, através da leitura do texto literário, como requisito fundamental à formação de leitores e à formação humana desses leitores, aspectos centrais da relação literatura e ensino. Isto porque é fato notório que, na maioria das vezes, a escola trabalha a leitura literária, desvinculando-a da realidade e dasexpectativas e necessidades dos alunos.
A literatura é a ponte que nos liga ao mundo das artes e nos ensina a pensar em torno da realidade e do ideal que temos de vida e sociedade, permitindo que possamos repensar atitudes e crenças. De acordo com Cândido, "(...) a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viversem ela, isto é, sem possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação". Porque todo ser humano e toda sociedade tem a necessidade de ter ideais e sonhos, não importa se sejam conscientes ou inconscientes.
O autor Antônio Cândido preza por uma análise sistemática a cerca da contribuição das ciências sociais para com o estudo de literários, não esquecendo de atribuir importânciacrítica literária pura e simples, analisando o vinculo entre a obra e o ambiente
 As questões perpassadas por Antonio Candido, mostrou um caráter humanizador da literatura, por meio do seu texto, ele ressaltou que a obra literária merece um enfoque que ultrapasse seus limites estruturais, mostrando que a literatura tem uma força capaz de Antonio Candido aborda o conhecimento do ser humano em suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • M SCARA PARA A DIGITA AO DO PROJETO DE PESQUISA 1 1
  • M SCARA ATPS Projeto De Extens O Comunidade 1
  • M scaras e m dias sociais
  • O Baile De M Scaras
  • M scaras gregas
  • M SCARA desafio
  • QUANDO AS M SCARAS CAIEM TEOLOGIA
  • Vampiro A M Scara Guia Dos Jogadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!