ARTE CONTEMPORANEA

Páginas: 9 (2118 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
ARTE CONTEMPORANEA
Não há um consenso entre os autores sobre o início do período contemporâneo na arte.1 Neste artigo considera-se que a arte contemporânea, em seus estilos, escolas e movimentos, tenha surgido por volta da segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, como ação de ruptura com a arte moderna.
Depois da guerra os artistas mostraram-se voltados àsverdades do inconsciente e interessados pela reconstrução da sociedade. Sobrepôs-se aos costumes, a necessidade da produção em massa. Quando surgia um movimento na arte, este revelava-se por meio das variadas linguagens, através da constante experimentação de novas técnicas.
Arte contemporânea, reunião de uma notável diversidade de estilos, movimentos e técnicas. Da mesma forma que o Góticoamericano, pintado com precisão, é figurativo, a Marilyn Monroe (Willem de Kooning, 1954, acervo particular) pode ser considerada figurativa, apesar de suas pinceladas largas mal sugerirem os rudimentos de um corpo humano e características faciais.
O abstracionismo, além disso, apresenta uma série de abordagens distintas: desde os ritmos dinâmicos de Pollok em Preto e branco à geometria de ângulosretos da Composição em vermelho, amarelo e azul (Piet Mondrian, 1937-1942, Tate Gallery, Londres), cujas linhas e retângulos sugerem a precisão mecânica da máquina.
Outros artistas preferiram uma estética da desordem, como no caso do artista alemão Kurt Schwitters, que misturou jornais, selos e outros objetos para criar a Imagem com um centro luminoso (1919, Museu de Arte Moderna, Nova York).Assim, o século XX apresenta mais do que variedade de estilos. Foi no período moderno que os artistas produziram pinturas não somente com materiais tradicionais, como o óleo sobre tela, mas também com qualquer material que estivesse disponível. Essa inovação levou a criações ainda mais radicais, como a arte conceitual e a arte performática. Com isso, ampliou-se a definição de arte, que passou aincluir, além de objetos palpáveis, idéias e ações.
CARACTERÍSTICAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA
Devido a essa diversidade, é difícil definir a arte contemporânea incluindo toda a arte produzida no século XX. Para alguns críticos, a característica mais importante da arte contemporânea é sua tentativa de criar pinturas e esculturas voltadas para si mesmas e, assim, distinguir-se das formas de arteanteriores, que transmitiam idéias de instituições políticas ou religiosas poderosas.
Já que os artistas contemporâneos não eram mais financiados por essas instituições, tinham mais liberdade para atribuir significados pessoais às suas obras. Essa atitude é, em geral, denominada como arte pela arte, um ponto de vista quase sempre interpretado como arte sem ideologia política ou religiosa.
Outra teoriadefende que a arte contemporânea é rebelde por natureza e que essa rebeldia fica mais evidente na busca da originalidade e de vontade de surpreender. O termo “vanguarda”, aplicado à arte contemporânea com freqüência, vem da expressão militar avant-gard — que em francês significa vanguarda — e sugere o que é moderno, novo, original ou avançado.
Para facilitar a comprensão de peças, é importantetentar analisar o caráter criativo da forma que aquele objeto foi confeccionado, ao invés de levar em consideração apenas a sua existência física. Existem muitas peças que parecem ter sido feitas por pessoas sem o mínimo conhecimento artístico, quando, na verdade, foram mais difíceis de serem realizadas do que àquelas que estão dentro dos canones da proporção divina. Na maioria das vezes, essas peçasexigem muita habilidade dos artístas.
Outro preconceito inerente àqueles que não aceitam a arte contemporânea é atacar determinada peça ou artísta afirmando que o que está exposto não deveria estar em um museu. É fato que para se estar em um museu a obra deve preencher determinados requisitos artísticos, mas com a arte contemporânea esse tipo de pensamento é diferente, porque esse estilo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte contemporanea
  • arte contemporanea
  • Arte contemporânea
  • Arte contemporanea
  • Arte contemporanea
  • Arte contemporanea
  • arte contemporanea
  • Arte contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!