A ÉTICA PROFICIONAL DO EDUCADOR

476 palavras 2 páginas
IFMA CAMPUS ZÉ DOCA
DISCIPLINA: filosofia da educação
A ÉTICA PROFICIONAL DO EDUCADOR
Podemos considerar educador, aquele que exerce algum cargo como profissional da educação e/ou quem ensina consciente ou inconscientemente alguma coisa a alguém. Tais profissionais exercem papel importantíssimo na formação do cidadão, portanto necessitam possuir uma postura ética para com a sociedade, já que possuem a responsabilidade de fomentar a confiança da comunidade na qualidade dos serviços que se espera que ofereçam todos os que trabalham nesta importante tarefa.
A educação está na base do esforço para fazer do indivíduo um homem bom e do sujeito, um cidadão exemplar. Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos.
Em sua atividade profissional, o docente, em inúmeras vezes, se encontra em situações problemáticas em que precisa tomar uma decisão, porém esta decisão sempre envolve o questionamento sobre a moralidade de determinado comportamento, o que cria uma reflexão sobre como agir nestas situações problemáticas, cujas respostas e as soluções devem ser construídas por meio de uma conduta ética que não cause danos a nenhum dos envolvidos. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
É fundamental ter sempre em mente que há uma série de atitudes que não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades que uma pessoa pode exercer. Atitudes de generosidade, honestidade, sinceridade, serenidade, respeito e cooperação entre

Relacionados