A M Sica Na Terminalidade Humana Concep O Dos Familiares

6492 palavras 26 páginas
ARTIGO ORIGINAL

A música na terminalidade humana: concepções dos familiares

MUSIC IN HUMAN TERMINALITY: THE FAMILY MEMBERS' CONCEPTIONS
LA MÚSICA EN PACIENTES TERMINALES: CONCEPCIONES DE LOS FAMILIARES

Catarina Aparecida Sales1, Vladimir Araujo da Silva2, Calíope Pilger3, Sonia Silva Marcon4

RESUMO
Estudo qualitativo que utilizou a estratégia metodológica do estudo de casos múltipos e a fenomenologia existencial heideggeriana para analisar os dados. O objetivo foi compreender como os familiares percebem a influência das vivências musicais na saúde física e mental de um familiar que experiencia a terminalidade.
Os dados foram coletados junto a sete indivíduos pertencentes a duas famílias por meio de entrevista e observação em maio e junho de 2009. Os resultados mostraram que a utilização da música no cuidado dos seres que vivenciam o câncer pode proporcionar bem-estar aos pacientes e cuidadores. Considerando-se o déficit de lazer e a monotonia do ambiente domiciliar, a utilização da música contempla os preceitos filosóficos e humanitários dos cuidados paliativos, caracterizando-se como um recurso complementar no cuidado de enfermagem, pois além de constituir um recurso de comunicação, promove melhor relacionamento interpessoal entre o doente e sua família.

ABSTRACT
This qualitative study was performed using the multiple case study method and
Heidegger's existential phenomenology for data analysis. The objective was to understand how family members perceive the influence of musical experiences on the physical and mental health of a relative living with a terminal illness. Participants were seven individuals belonging to two families.
Data collection was performed through interviews and observation from May to June
2009. Results showed that using music while providing care to beings living with cancer can provide well-being to patients as well as their caregivers. Considering the deficit of leisure and the monotony of the home environment, using music

Relacionados

  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas